sábado, 24 de abril de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 23/04/10

ARQUITETURA E URBANISMO

Termina hoje em Lisboa o 1º. Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, que desde o dia 19 está a debater o tema “Uma Utopia Sustentável: arquitetura e urbanismo no Espaço Lusófono, que futuro?”

Uma delegação composta de seis professores e uma acadêmica, liderados pelo vice-reitor, professor José Alberto Tostes, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP, está presente no evento.

O professor Tostes viajou com o objetivo de participar do seminário, formalizar convênios de cooperação entre a UNIFAP e universidades portuguesas e acertar seu estágio de pós-doutoramento na área de Arquitetura. É a primeira delegação internacional da instituição.

BIRA

bira_jogador Esse Bira, além de grande craque do futebol brasileiro e orgulho do nosso, é protagonista de inúmeras histórias como aquela da pergunta que fez ao ex-deputado Coronel Alves, segundo me contaram: - E aí, coronel, vai sair para a reeleição? - Não, respondeu o coronel, tem muita gente. E o Bira teria dito: - Então o senhor não vai ao Círio...

Em outra vez, terminados os trabalhos etílicos no bar, no tempo em que o atleta era chegado a um goró, a turma estava fazendo a vaquinha para pagar a despesa e alguém perguntou: - Ei, Bira, o que é que tu vais dar? Ele, “sem um pau pra dar num gato”, de pronto respondeu: - Vou dar o fora.

WASHINGTON

Recupera-se bem de problemas respiratórios o mazaganense Washington Elias dos Santos, grande conhecedor da cultura de Mazagão Velho, sua terra natal.

Seu Vavá, como é conhecido, é pai de Rachid (ex-secretária de Urbanismo da PMM) e de Antonio Elias (ex-prefeito de Mazagão e secretário da Pesca), e avô do jornalista e professor Rafael Costa. O Patriarca da família está com 90 anos e lutou na Itália como pracinha na Segunda Guerra Mundial. É um dos poucos heróis desse tempo que resiste. Desejamos a ele votos de breve recuperação.

HOMOLOGAÇÃO

O Conselho Universitário da UNIFAP homologa nesta segunda-feira, dia 26, os nomes dos professores José Carlos Tavares e Antonio Filocreão, como vencedores da consulta prévia realizada no dia 14 pela comunidade universitária.

Depois disso será encaminhada ao presidente Lula ainda uma lista tríplice para a escolha do reitor, cuja posse será nos meados de julho.

DECRÉPITOS

Os alunos na Universidade da Terceira Idade estão muito “putos” com os alunos dos cursos de graduação, por terem sidos chamados de “velhos, decrépitos e ignorantes” pelos acadêmicos durante a eleição do professor Tavares.

Eles dizem que “a comunidade estudantil da Maturidade é composta por pessoas com vasta experiência e sabedoria de vida, entre os quais se encontram engenheiros, assistentes sociais, sociólogos, pedagogos, médicos, licenciado plenos e até doutores”.

DECRÉPITOS 2

Diz o panfleto: “Não estamos aqui para tirar a vaga de ninguém, queremos ampliar nossos horizontes. É um direito que nos cabe”.

“Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade/ você é idoso quando sonha/ É velho quando apenas dorme/ você é idoso quando apenas dorme/ você é idoso quando ainda aprende/ É velho quando já não ensina”

ZUNIDOR

Entre 26 e 28 de maio será realizada em Salvador-BA, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Informações e inscrições no site www.mct.gov.4cncti.

Professoras Bianca Carvalho, Fátima Pelaes, Daniele Guimarães e Ana Carina e a estudante Dulce compõem a delegação da UNIFAP em Portugal. Quem também embarcou na mesma foi o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional, professor Yurgel Caldas, com agenda de trabalho na Universidade de Coimbra.

Ernesto Che Guevara deixou escrito que “Todos os dias a gente se arregla el cabello. Por qué no el corazón?”

O escritor Amiraldo Brilhou na Bienal Cearense de Livros. Foi inclusive palestrante.

É hoje a festa de São Jorge na comunidade do Morro do Sapo, no Laguinho. Dona Chiquinha do Bolão tá espaiada.

Parece que vem uma tsunami política por aí.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.