quarta-feira, 7 de abril de 2010

PROGRAMA MOVIMENTO EM AÇÃO

DSCI0563_ Juliele esteve no Programa Movimento em Ação cantando acompanhada pelo Maestro Manoel Cordeiro. (Na foto: Cláudio Rogério, Juliele, Heraldo Almeida e Manoel Cordeiro.

Aniversário será comemorado com shows de artistas regionais

Por Mariléia Maciel

O Programa Movimento em Ação completa no próximo dia 8 de abril um ano divulgando a arte e cultura amapaense. Transmitido de segunda à sexta-feira, das 08:30 às 10:00, pela Rádio Equatorial, o programa tem como característica principal os microfones abertos para todas as áreas artísticas do Amapá independente de terem fama ou serem ainda talentosos anônimos em busca de reconhecimento. Apresentado pelo radialista Heraldo Almeida, na técnica Cláudio Rogério e como produtora Mariléia Maciel, o programa foi pensado por Vicente Cruz, presidente de Boêmios e do São José, entidades carnavalesca e esportiva localizadas no bairro do Laguinho como veículo de divulgação das atividades destas instituições e do Movimento Vento Norte, que reúne diversos grupos organizados de esporte, folguedos juninos e outros movimentos até então desconhecidos da grande parte da população fora das quadras carnavalesca e junina.

O espaço aberto para falar de cultura com seriedade, porém fora dos padrões dos programas jornalísticos de rádio que dedicam pouco tempo para cultura em sua programação, o Movimento acabou se tornando a ferramenta do tamanho exato para que artistas pudessem mostrar mais detalhadamente seus trabalhos. Saindo do tradicional modelo de pergunta e resposta, nele, o entrevistado encontra tempo para falar de sua carreira, trajetória, cantar e responder questionamentos de fãs sem a correria habitual. No início o dia de sexta-feira foi dedicado como exclusivo para um artista, o Balcão Cultural era o canal onde o artista passava 1 hora e meia numa conversa descontraída e inteligente com Heraldo Almeida e intervenção de ouvintes.

A produção passou a ser procurada por muitos integrantes de vários segmentos da cultura amapaense em busca de espaço. Foi esse o motivo que levou a coordenação do programa a ampliar o espaço para artistas sem esquecer do destaque para as agremiações laguinenses. “No início tínhamos um alvo, que eram as ações do São José, Boêmios e Movimento, mas logo percebemos que os artistas tinham necessidade de um programa que falasse somente de cultura local, que não misturasse com política, polícia e outros assuntos que já são debatidos por pelo menos oito programas matinais, então resolvemos reformular a programação, claro que ás vezes não tem como fugir das polêmicas, mas o principal é falar de nossa tradições”, fala Heraldo Almeida.

O repertório totalmente regional chama atenção dos ouvintes e mostram para um público diferenciado o que nossos artistas estão produzindo. A mistura de público é considerada pela produção como um caminho da várias mãos na divulgação de várias vertentes culturais. “Quem é de festejo junino passou a conhecer outros artistas locais como Fernando Canto e Amadeu Cavalcante, os que dançam marabaixo já sabem da obra poética de Ricardo Pontes e artistas como Joãozinho Gomes tem a oportunidade de saber um pouco sobre quadra junina, e por aí vai, tudo isso com informações de esporte e muito carnaval, sem falar dos cantos emocionantes de Tia Biló e dos antigos do Curiaú e Mazagão que sempre colocamos na grade musical”, fala o técnico de som e produtor Cláudio Rogério.

Hoje o programa é reconhecido pela classe artística e a produção é diariamente procurada por pessoas querendo participar. “O Movimento em Ação é referência quando se fala em cultura, o bom é que o acervo sempre se renova, com muitas novidades e portas abertas para todos, temos nele a chance de conhecer mais sobre nós mesmos e divulgarmos nosso trabalho”, fala a produtora cultural Clícia Vieira. “Procuramos fazer entrevistas que mexam com a sensibilidade dos artistas e dos ouvintes, houve casos em que alguns se emocionaram dentro do estúdio, tudo é feito com carinho e profissionalismo, até nós nos emocionamos”, fala Heraldo.

Para comemorar um ano de existência, a produção em parceria com a Bacabeira Produções está organizando uma grande festa aberta ao público. O lugar foi escolhido a dedo, em frente à Universidade Boêmios do Laguinho, onde será armado um palco onde se apresentarão os músicos que participaram do programa. “Será uma festa inesquecível, um encontro de talentos raras vezes vistas, estão confirmados Joãozinho Gomes, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante, Patrícia Bastos, Ana Martel, Osmar Júnior, Nilsom Chaves, Juliele, Grupo Pilão e muitos outros que estarão juntos dos grupos de marabaixo e batuque, bateria de Boêmios, Sambarte, são tantas atrações que a noite vai ser curta pra prestigiarmos tudo”, fala a produtora cultural Clícia Hoana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.