domingo, 4 de abril de 2010

MARABAIXO

tela_estevaoTela do artista plástico amapaense Estevão Silva. Homenagem ao início das festividades do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade. (Acervo: Fernando Canto)

QUADRA DE MARABAIXO DO LAGUINHO

(Extraído do livro A Água Benta e o Diabo, Canto, Fernando, Fundecap/GEA, 1998).

DOMIGO DA PÁSCOA (ou da Aleluia) – Os participantes assistem á missa na igreja São Benedito pela manhã e o marabaixo é dançado do meio dia até a noite.

CORTAÇÃO DO MASTRO – Cinco semanas após o Domingo da Páscoa é feita a “Cortação do Mastro”, no sábado, nos arredores da cidade. Os mesmos são deixados próximos à casa do festeiro como preparação para o dia seguinte.

DOMIGO DO MASTRO – Os participantes deslocam-se até o lugar onde estão os mastros, dançando, cantando e soltando pistolas e foguetes (fogos de artifício) pelas ruas, com bandeiras do Divino (vermelha) e da Santíssima Trindade (branca). Em seguida apanham os mastros e os levam para a casa do festeiro, onde serão guardados.

QUARTA-FEIRA DA MURTA – Na primeira quarta-feira após o Domingo do Mastro, os participantes vão “quebrar a murta” nas cercanias da cidade (próximo ao aeroporto) dançando, cantando (sempre acompanhados de toques de tambores/caixas) e soltando fogos pelas ruas, levando a bandeira do Divino Espírito Santo e voltam pelo mesmo itinerário. Guardam a murta para enfeitar o mastro no dia seguinte.

QUINTA-FEIRA DA HORA – Pela Manhã cavam buracos e enfeitam apenas o mastro do Divino com galhos da murta, amarrando-os em toda extensão e na extremidade, fincam a bandeira. Cada mastro mede, aproximadamente, cinco metros de altura. Executam a “Levantação do Mastro” e dançam o marabaixo até à tarde. A partir dessa data, durante dezoito dias, são rezadas as novenas em homenagem ao Divino Espírito Santo e à Santíssima trindade na casa do festeiro. São realizadas em frente a um altar ornado de fitas, velas e seculares coroas de prata. À noite, depois da novena, ocorre a festa (baile) dançante para os participantes e convidados.

SÁBADO DO ESPÍRITO SANTO – Nesse dia (nove dias após a “Quinta-feira da Hora”) é realizada outra festa dançante à noite.

DOMINGO DO ESPÍRITO SANTO E MURTA DA TRINDADE – Pela manhã participam da missa na Igreja São Benedito. À tarde saem às ruas para outra “quebra da murta”, tocando, cantando, dançando e soltando fogos, desta vez empunhando a bandeira da Santíssima Trindade. À noite rezam a última novena em louvor à Santíssima Trindade.

SEGUNDA-FEIRA DO MASTRO – A partir das 6:00 enfeitam o mastro da Santíssima Trindade (com a murta e a bandeira) e o fincam ao lado do mastro do Divino Espírito Santo. O marabaixo é dançado até as 12:00h e só reinicia no Domingo do Senhor (na semana seguinte).

DOMINGO DO SENHOR – Último dia da quadra do marabaixo. Os participantes dançam até as 18:00h, com um breve e alegre intervalo para a “Derrubação do Mastro”. Em seguida reiniciam a dança, que prolonga-se até a madrugada do outro dia.

3 comentários:

  1. Sinto saudades da minha mãe VENINA. É, fui amamentado por ela, acariciado, beijado e tomei muito tacacá feito por ela. E como se não bastasse, eu comi muito beijo de moça feito por ela. Quando chega esse período, dá uma saudade da Preta Velha, que tu nem imaginas meu irmão FERNANDO! Um beijo, pra Lourdes, minha contemporânea de Azevedo Costa, sobrinha dela, pros filhos da Tia IEIÉ. Sabazão, um abraço. Peticove, Abraços, em especial pra vc TAVARES e DEMAIS IRMÃOS, APROVEITANDO, mando esse “LADRÃO” de MARABAIXO, em sua homenagem “mãe VENINA”:

    >>> "Onde foi parar a nega VENINA OLO?

    Foi cantar pro nosso senhor.

    Botou versos lá no céu olo, tá na morada do amor, olo.

    Foi cantando pelos campos e o laguinho alimentou.

    Tacacá e mingau foi merendeira, o gogó que assoviou.

    Ta no mar de cima vigiando o mar abaixo, paraíso, olo.

    Lá VENINA todo dia canta, pros anjos de nosso senhor.

    A sua benção Venina minha mãe olo, vai pelo céu, seu grito já ecoou.

    De quem não se esquece dos seios que já mamou.

    "canta canta mãe açucena,
    canta canta minha mãe morena
    o marabaixo do amor”.>>>

    Salve o LAGUINHO do Marabaixo, do BATUQUE e do SAMBA no pé...

    Fraternalmente.'.

    Élcio JS Ferreira
    Do Laguinho para o Laguinho,
    com muitas saudades

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse "ladrão", Élcio. Uma homenagem cheia de poesia que se não foi merece ser musicado. Traz pra gente do Pilão. Abs.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM VER QUE TEMOS PESSOAS QUE VALORIZAM A CULTURA LOCAL E MUITO MAIS DO QUE ISSO É O RECONHECIMENTO DAS PESSOAS QUE MESMO DEPOIS DE VELHOS NÃO PERDEM O VALOR SENTIMENTAL DAQUELES QUE TIVERAM SUAS VIDAS MARCADAS POR BOAS LEMBRANÇAS. SOU AMAPAENSE E FICO FELIZ POR VER QUE MESMO SEM POLITICAS PUBLICAS QUE VISEM O RECONHECIMENTO DOS JOVENS POR NOSSA CULTURA, AINDA PODEMOS VER DECLARAÇÕES COMO A DE MEU CONTERRÂNEO Élcio.
    EDNEI L. FERREIRA
    04 DE NOVEMBRO DE 2010.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.