terça-feira, 13 de abril de 2010

BRASIL 500 PÁSSAROS

ANHUMA ( UNICORNE OU LEICORNE) Anhima cornuta

Comprimento: 80 cm; altura: 61 cm; envergadura: 170 cm; peso: 3,2 kg. Espécie tipicamente amazônica presente em quase toda a região, chegando também até o interior do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso (pantanal), São Paulo e Paraná. Encontrada ainda na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Habita Pantanais e beira de lagoas e rios com margens florestadas ou vegetação rasteira. Vive aos casais e em grupos familiares, eventualmente em bandos maiores. Alimenta-se de plantas flutuantes ou de gramíneas em alagados. Migra durante a seca, retornando na estação chuvosa. Voa e plana bem. Faz ninhos grandes sobre a vegetação flutuante, ancorada em arbustos ou gramíneas na água rasa. Põe 3 ovos marrom-oliváceos. Conhecida também como inhuma, Inhaúma, unicorne, licorne, anhima, cuintaú, ema-preta, cametaú, guandu (Mato Grosso), caiuí, Itaú. É a ave símbolo do estado de Goiás. Inhuma deriva da palavra tupi “nhãum”, que significa “ave-preta”.(Fonte: Brasil 500 Pássaros, Eletronorte,2008)

Nicórnio O Unicórnio é um animal mitológico (cavalo de um chifre) da Grécia antiga. No Amapá é uma ave grande e bonita, que habita o nosso litoral, onde o fotógrafo Juvenal Canto conseguiu capturar sua imagem (Sucuriju, no rio Araguari). Tem na testa uma cartilagem longa que se assemelha a um chifre, daí a semelhança com o nome do mito grego. (Foto: Juvenal Canto)

6 comentários:

  1. Rapaiz tenhu um sitio aki no leste de minas gerais e apareceu essa ave com um canto meio esquisito e todos ficaram espantado com esse animal,vive nu brejo e em cima de arvores e ate agora so tem um casal.Pensamos em matar mais agora conhecendo melhor vamos deixa los para procriaçao...
    Peço q se tiver mais a falar sobre ela postarem aki.
    desde jah agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rafael,
    ainda bem que vc procurou saber sobre esse belo pássaro, preservando sua vida. Aqui no Amapá existe a lenda de que seu chifre (cartilagem) serve para a feitura de amuleto afrodisíaco, por isso o matavam e a sua carne tb era muito apreciada. Ainda bem q é só lenda. Grande abraço. A natureza agradece pelo seu gesto. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. onde eu nasci existem vários desses eles acordavam todos com o seu catar maravilhoso ainda voltarei lá para fotografa-lo, pensei que ele só existia na Amazônia fiquei surpreso em ele existe em várias regiões, só que é muito difícil chegar perto dele.VALEU!!!!!

    ResponderExcluir
  4. È impressionante como ele está presente em várias regiões do país eu achava que ele era muito raro pois onde eu vivi a minha infância ele nos acordava de madrugada com o seu canto maravilhoso ao amanhecer. Valeu

    ResponderExcluir
  5. Tem Um casal dessa Ave na área de pasto na Penitenciária de Ipaba MG ( Penitenciaria Dênio Moreira de Carvalho) ; São enormes por isso resolvi pesquisar a respeito delas!

    ResponderExcluir
  6. Pela primeira vez vi uma dessas aves aqui na minha propriedade,em massaranduba SC.Nunca tinha visto uma antes, nem sabia que existia,depois de tela visto pesquisei na internet e acabeu encontrando que tipo de ave é.Fico feliz que ela tenha nos visitado.Quem sabe acabe ficando por aqui.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.