sábado, 31 de outubro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta”, de 30/10/2009

SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO

Apesar da pequena frequência, foi realizado nesta segunda-feira o seminário preparatório para a Conferência Estadual de Comunicação a ser realizada de 17 a 19 de novembro, em local ainda não escolhido, visando a Conferência Nacional em Brasília.

A Nacional traz como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e cidadania na era digital”. Deverá ser debatido entre 14 e 17 de dezembro, com a presença do presidente Lula.

Aqui, assuntos de importância como a ética da mídia, banda larga, problemas de concessões e democratização das rádios comunitárias foram expostos. A Conferência promete fervilhar quando esses e outros eixos temáticos forem debatidos.

BANDA LARGA SÓ EM 2012

conexao-2 O gerente da Anatel informou aos participantes do seminário que somente três estados brasileiros não estão conectados à rede de comunicação de dados que se opera por meio de fibra ótica: Amazonas, Roraima e Amapá, por causa do Rio Amazonas, o maior rio do mundo, enfatizou.

Disse que a Oi/Telecom já providenciou o cabo ótico submarino vindo da Venezuela para servir o estado de Roraima. No caso do Amapá e Amazonas só em 2012, quando serão atendidos por meio de um linhão vindo de Tucuruí, após a construção de uma linha de fibra ótica por uma operadora espanhola. Enquanto isso só via satélite, rádio, etc. (Foto: blog Bico do Corvo www.bicodocorvo.com.br )

DESENVOLVIMENTO DESIGUAL

O professor Ivo Thaes, coordenador do mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Blumenau (SC), estará em Macapá nos dias 18 e 19 de novembro para ministrar palestras, a convite do líder do projeto “Percepções do Amapá”, professor Jadson Porto.

O pesquisador falará aos alunos, ex-alunos do Minteg e pesquisadores interessados, sobre “Desenvolvimento Desigual Geográfico” e “Desenvolvimento Desigual Combinado”, resultados do seu pós-doutoramento na UNICAMP.

NOVO MEDICAMENTO

prof_tavares Depois do sucesso do Progem, produto farmacológico contra a dengue, e o creme vaginal à base de copaíba, que vem concorrendo com instituições de pesquisa de todo o país em concurso científico, a UNIFAP (leia-se reitor José Carlos Tavares), já vem desenvolvendo um novo medicamento.

Trata-se de um produto à base de castanha-do-pará, com uso tópico para doenças dermatológicas como psoríases e eczemas. O trabalho é baseado em técnicas de nanotecnologia (nano emulsões) e misturas de tensoativos (compostos químicos).

REMANDO PRA BEIRA

Presidente Liesa A presidente da Liga das Escolas de Samba de Samba do Amapá, Marjô, só está esperando a assinatura do convênio com o Governo do Estado para finalizar os serviços de masterização e prensagem do CD das escolas.

Mesmo assim, amanhã, será feito o lançamento oficial do CD na Expofeira, com a participação das dez escolas e do “Liesa Samba Show”, grupo formado pelos mestres de bateria das agremiações carnavalescas, a partir das 23 horas.

Marjô, que é ex-presidente da “Cidade de Macapá”, diz que este ano a escola está muito bem, que está “remando pra beira”. Promete fazer grande figura no carnaval 2010. (Foto: blog @clivercampos www.clivercampos.zip.net )

OS VERSOS DE JECONIAS

recortes_poeticos Gostava de ouvir Jeconias Alves de Araújo declamar seus versos. De um longo poema em homenagem à Macapá escuto a sua leitura memorial:

“Seu dotô, volto a falá/ Na doca da fortaleza/ Que o povo chamava bêra/ Onde Macapá viu nascer/ A sua primeira feira livre, seu dotô./ E o povo se acostumou a ir prá li todo dia/ Comprá as mercadoria/ Pra fazê o seu sustento/ Todo tipo de alimento/ Tinha ali prá se vendê:/ Capivara, jacaré, cutia/ Paca e tatu/ Peixe-boi, pirarucu, acará e mandubé/ Chegava ali todo dia/ Com a enchente da maré/ Ali se vendia lenha/ Alguidá, gamela e telha/ Mel de cana e de abelha/ Enxada, faca e terçado/ Piracuí fabricado/ Com peixe da região/ Viado de quatro perna/ Porque viado de duas/ Nesse tempo tinha não/ Seu dotô, me adiscurpe/ Num agüento mais, vou falá/ Macapá tá deferente/ Mas que tá bunita, tá!” ( Do livro “Macapá, recortes poéticos:2002)

ZUNIDOR

tostes Professor Tostes, vice-reitor da Unifap foi aceito por três universidades federais para realizar seu pós-doutorado: UFPE, UFMG e UFBA. Deverá viajar no próximo ano e não será mais candidato a reitor.

Festival record 012 Grupo Pilão, somando mais de 320 anos, se apresentou quarta-feira na Expofeira./ Amanhã se apresentam eu e Nivito Guedes. (Foto: Apresentação do Grupo Pilão no Festival da Record)

Tom DC_Fernando_Dekko_Olivar Ontem quem trocou a idade foi o artista plástico Dekko. Inderês! Na foto: Tom D.C., Fernando Canto, Dekko e Olivar Cunha.

Nenhum chuvisco sobre o Dia da Cultura, que será no dia 05 de novembro./ Como diz o outro: “o movimento tá parado”.

O primeiro seminário “Caminhos para a sustentabilidade econômica, social e ambiental no estado do Amapá” ocorrerá entre 03 e 05 de novembro. Informações no e-mail: inovamapa@gmail.com, fones 3223-2002/2188.

O gerente da Anatel informou que todas as sedes municipais do país terão telefonia celular em 2010.

carlos_nilson Carlos Nilson vai desmitificar um monte de bobagem que contam sobre a história do Amapá. Aguardem!

De 29.01 a 05.02.2010 vai acontecer o XXIX Encontro nacional de Estudantes de Química em Campo Grande-MS. Site: www.enequi2010.ufms.br.

Foi ontem a realização da pré-seleção das 20 músicas classificadas IV Mostra de Música “Sescanta Amapá”. As eliminatórias serão nos dias 11, 12 e 13 de novembro.

O Conselho Universitário, órgão máximo da UNIFAP, deverá colocar em pauta em novembro a questão de cotas para negros.

Por iniciativa do vereador Clécio Luís será feito um seminário sobre “a verticalização à luz do Plano Diretor de Macapá”, nos dias 18 e 19 de novembro.

Vem aí (já está perto) o livro “Adoradores do Sol”.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

4 comentários:

  1. Quero parabenizar o Deco,Dekkko pelo aniverário. Mas que folha é essa que ele tem na mão?

    ResponderExcluir
  2. Fernando, estou há muito tempo longe de Macapá. Achei seu blog por acaso, pesquisando sobre notícias de minha terra. Foi uma sensação muito especial a que senti quando li tantas coisas sobre pessoas que há muito só existiam nas minhas lembranças. Uma sensação de proximidade, de falar a mesma língua, de sentir os mesmos cheiros e gostos. Cheiro de igarapé, de terra molhada.
    Acredite, fiz uma viagem no tempo e estou lendo cada post com sabor de saudade.

    ResponderExcluir
  3. BOM ANO PARA O PESSOAL DA AMAZÒNIA.
    para o canto da AMAZONIA.

    sem voces o planeta morre.

    NÃO DÁ PARA TAR PARADO NÃO.

    ResponderExcluir
  4. O Samba mascote da Copa do Mundo no Brasil 2014 seria ideal e mais justo e positivo que significa o espírito do povo brasileiro junto com o futebol fez o Brasil! Se não fosse a arte dos negros seria o Brasil Campeão do Mundo 1958 Pelé Garrincha, 1962 Garrincha e Didi, 1970 Pelé e Jairzinho, 1994 Romário, 2002 Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos. CBF e seus caras pálidas José Maria Marin e Marco Polo Del Nero ao comando da CBF. Ricardo Teixeira e João Havelange, não seriam nada ou seriam a políticos corruptos ou estariam dando golpes no povo brasileiro. No diagnóstico produzido pelo Governo Federal apresentado ao Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE de 2010, 2011 e 2012 morreram no Brasil em media mais 50.000 jovens vítimas de homicídio, ou seja, 26,2 a cada 100 mil habitantes. 80,6% das vítimas eram afros brasileiros (negros e pardos) uma lamentável e triste comparação da chacina da 235 mortos em Santa Maria(RG) são mais 200 chacinas todo ano, só que sem a comoção nacional.Ha muita gente revoltada contras as cotas raciais em favor dos negros,mas estes não se comovem com HOLOUCAUSTO NEGRO do Brasil e mitigam ou desprezam a importância negra na contribuição histórica,social,cultural e na riqueza para este pais e segundo especialistas o melhor e mais significativo nome para o mascote da Copa do Mundo no Brasil seria Mascote Samba que significa o espírito do povo brasileiro junto com o futebol fez o Brasil ser conhecido no mundo inteiro,mas para elite brasileira isto seria uma blasfêmia um absurdo uma vergonha? Taryk Al Jamahiriya. Afro-indigena brasileira da Organização Negra Nacional Quilombo – ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil quilombonnq@bol.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.