Publicada no jornal “A Gazeta”, de 30/10/2009
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO
Apesar da pequena frequência, foi realizado nesta segunda-feira o seminário preparatório para a Conferência Estadual de Comunicação a ser realizada de 17 a 19 de novembro, em local ainda não escolhido, visando a Conferência Nacional em Brasília.
A Nacional traz como tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e cidadania na era digital”. Deverá ser debatido entre 14 e 17 de dezembro, com a presença do presidente Lula.
Aqui, assuntos de importância como a ética da mídia, banda larga, problemas de concessões e democratização das rádios comunitárias foram expostos. A Conferência promete fervilhar quando esses e outros eixos temáticos forem debatidos.
BANDA LARGA SÓ EM 2012
O gerente da Anatel informou aos participantes do seminário que somente três estados brasileiros não estão conectados à rede de comunicação de dados que se opera por meio de fibra ótica: Amazonas, Roraima e Amapá, por causa do Rio Amazonas, o maior rio do mundo, enfatizou.
Disse que a Oi/Telecom já providenciou o cabo ótico submarino vindo da Venezuela para servir o estado de Roraima. No caso do Amapá e Amazonas só em 2012, quando serão atendidos por meio de um linhão vindo de Tucuruí, após a construção de uma linha de fibra ótica por uma operadora espanhola. Enquanto isso só via satélite, rádio, etc. (Foto: blog Bico do Corvo www.bicodocorvo.com.br )
DESENVOLVIMENTO DESIGUAL
O professor Ivo Thaes, coordenador do mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Blumenau (SC), estará em Macapá nos dias 18 e 19 de novembro para ministrar palestras, a convite do líder do projeto “Percepções do Amapá”, professor Jadson Porto.
O pesquisador falará aos alunos, ex-alunos do Minteg e pesquisadores interessados, sobre “Desenvolvimento Desigual Geográfico” e “Desenvolvimento Desigual Combinado”, resultados do seu pós-doutoramento na UNICAMP.
NOVO MEDICAMENTO
Depois do sucesso do Progem, produto farmacológico contra a dengue, e o creme vaginal à base de copaíba, que vem concorrendo com instituições de pesquisa de todo o país em concurso científico, a UNIFAP (leia-se reitor José Carlos Tavares), já vem desenvolvendo um novo medicamento.
Trata-se de um produto à base de castanha-do-pará, com uso tópico para doenças dermatológicas como psoríases e eczemas. O trabalho é baseado em técnicas de nanotecnologia (nano emulsões) e misturas de tensoativos (compostos químicos).
REMANDO PRA BEIRA
A presidente da Liga das Escolas de Samba de Samba do Amapá, Marjô, só está esperando a assinatura do convênio com o Governo do Estado para finalizar os serviços de masterização e prensagem do CD das escolas.
Mesmo assim, amanhã, será feito o lançamento oficial do CD na Expofeira, com a participação das dez escolas e do “Liesa Samba Show”, grupo formado pelos mestres de bateria das agremiações carnavalescas, a partir das 23 horas.
Marjô, que é ex-presidente da “Cidade de Macapá”, diz que este ano a escola está muito bem, que está “remando pra beira”. Promete fazer grande figura no carnaval 2010. (Foto: blog @clivercampos www.clivercampos.zip.net )
OS VERSOS DE JECONIAS
Gostava de ouvir Jeconias Alves de Araújo declamar seus versos. De um longo poema em homenagem à Macapá escuto a sua leitura memorial:
“Seu dotô, volto a falá/ Na doca da fortaleza/ Que o povo chamava bêra/ Onde Macapá viu nascer/ A sua primeira feira livre, seu dotô./ E o povo se acostumou a ir prá li todo dia/ Comprá as mercadoria/ Pra fazê o seu sustento/ Todo tipo de alimento/ Tinha ali prá se vendê:/ Capivara, jacaré, cutia/ Paca e tatu/ Peixe-boi, pirarucu, acará e mandubé/ Chegava ali todo dia/ Com a enchente da maré/ Ali se vendia lenha/ Alguidá, gamela e telha/ Mel de cana e de abelha/ Enxada, faca e terçado/ Piracuí fabricado/ Com peixe da região/ Viado de quatro perna/ Porque viado de duas/ Nesse tempo tinha não/ Seu dotô, me adiscurpe/ Num agüento mais, vou falá/ Macapá tá deferente/ Mas que tá bunita, tá!” ( Do livro “Macapá, recortes poéticos:2002)
ZUNIDOR
Professor Tostes, vice-reitor da Unifap foi aceito por três universidades federais para realizar seu pós-doutorado: UFPE, UFMG e UFBA. Deverá viajar no próximo ano e não será mais candidato a reitor.
Grupo Pilão, somando mais de 320 anos, se apresentou quarta-feira na Expofeira./ Amanhã se apresentam eu e Nivito Guedes. (Foto: Apresentação do Grupo Pilão no Festival da Record)
Ontem quem trocou a idade foi o artista plástico Dekko. Inderês! Na foto: Tom D.C., Fernando Canto, Dekko e Olivar Cunha.
Nenhum chuvisco sobre o Dia da Cultura, que será no dia 05 de novembro./ Como diz o outro: “o movimento tá parado”.
O primeiro seminário “Caminhos para a sustentabilidade econômica, social e ambiental no estado do Amapá” ocorrerá entre 03 e 05 de novembro. Informações no e-mail: inovamapa@gmail.com, fones 3223-2002/2188.
O gerente da Anatel informou que todas as sedes municipais do país terão telefonia celular em 2010.
Carlos Nilson vai desmitificar um monte de bobagem que contam sobre a história do Amapá. Aguardem!
De 29.01 a 05.02.2010 vai acontecer o XXIX Encontro nacional de Estudantes de Química em Campo Grande-MS. Site: www.enequi2010.ufms.br.
Foi ontem a realização da pré-seleção das 20 músicas classificadas IV Mostra de Música “Sescanta Amapá”. As eliminatórias serão nos dias 11, 12 e 13 de novembro.
O Conselho Universitário, órgão máximo da UNIFAP, deverá colocar em pauta em novembro a questão de cotas para negros.
Por iniciativa do vereador Clécio Luís será feito um seminário sobre “a verticalização à luz do Plano Diretor de Macapá”, nos dias 18 e 19 de novembro.
Vem aí (já está perto) o livro “Adoradores do Sol”.
Inderê. Volto zunindo na sexta.
Quero parabenizar o Deco,Dekkko pelo aniverário. Mas que folha é essa que ele tem na mão?
ResponderExcluirFernando, estou há muito tempo longe de Macapá. Achei seu blog por acaso, pesquisando sobre notícias de minha terra. Foi uma sensação muito especial a que senti quando li tantas coisas sobre pessoas que há muito só existiam nas minhas lembranças. Uma sensação de proximidade, de falar a mesma língua, de sentir os mesmos cheiros e gostos. Cheiro de igarapé, de terra molhada.
ResponderExcluirAcredite, fiz uma viagem no tempo e estou lendo cada post com sabor de saudade.
BOM ANO PARA O PESSOAL DA AMAZÒNIA.
ResponderExcluirpara o canto da AMAZONIA.
sem voces o planeta morre.
NÃO DÁ PARA TAR PARADO NÃO.
O Samba mascote da Copa do Mundo no Brasil 2014 seria ideal e mais justo e positivo que significa o espírito do povo brasileiro junto com o futebol fez o Brasil! Se não fosse a arte dos negros seria o Brasil Campeão do Mundo 1958 Pelé Garrincha, 1962 Garrincha e Didi, 1970 Pelé e Jairzinho, 1994 Romário, 2002 Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos. CBF e seus caras pálidas José Maria Marin e Marco Polo Del Nero ao comando da CBF. Ricardo Teixeira e João Havelange, não seriam nada ou seriam a políticos corruptos ou estariam dando golpes no povo brasileiro. No diagnóstico produzido pelo Governo Federal apresentado ao Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE de 2010, 2011 e 2012 morreram no Brasil em media mais 50.000 jovens vítimas de homicídio, ou seja, 26,2 a cada 100 mil habitantes. 80,6% das vítimas eram afros brasileiros (negros e pardos) uma lamentável e triste comparação da chacina da 235 mortos em Santa Maria(RG) são mais 200 chacinas todo ano, só que sem a comoção nacional.Ha muita gente revoltada contras as cotas raciais em favor dos negros,mas estes não se comovem com HOLOUCAUSTO NEGRO do Brasil e mitigam ou desprezam a importância negra na contribuição histórica,social,cultural e na riqueza para este pais e segundo especialistas o melhor e mais significativo nome para o mascote da Copa do Mundo no Brasil seria Mascote Samba que significa o espírito do povo brasileiro junto com o futebol fez o Brasil ser conhecido no mundo inteiro,mas para elite brasileira isto seria uma blasfêmia um absurdo uma vergonha? Taryk Al Jamahiriya. Afro-indigena brasileira da Organização Negra Nacional Quilombo – ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil quilombonnq@bol.com.br
ResponderExcluir