segunda-feira, 6 de setembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira 03.09.10

ESTUDANTES DE LETRAS

Encerra amanhã o 1º Encontro Amapaense de Estudantes de Letras que vem sendo realizado no auditório da Universidade Estadual do Amapá.

O evento reúne estudantes de diversas faculdades de letras de Macapá e discute as “perspectivas para o ensino da língua e da literatura”. Na programação está um importante seminário sobre a literatura colonial da Amazônia que será coordenado pelo Prof. Dr. Yurgel Caldas, da UNIFAP, que também palestrará sobre o assunto.

BAR ATO

dinho_araujo O ator e dramaturgo Dinho Araújo apresenta no dia 23 de setembro no Teatro das Bacabeiras a peça teatral “Bar Ato”, onde faz reflexões poéticas a um lugar em que desabafa e bebe.

Dinho é o autor do monólogo “O Ralho”, sucesso de público entre 2003 e 2008. A peça enfoca o problema do idoso, também uma espécie de desabafo das novas gerações sobre a velhice e vice-versa. No dia 28 ela será reapresentada no mesmo Teatro.

CANJAS

As sextas-feiras culturais do Bar do Abreu têm revelado talentos musicais até então guardados a sete chaves dentro do armário.

Depois que o Mário Belém faz o seu show sempre deixa um espaço livre para quem quer dar a sua canja. Então, incentivada por amigos (Major e Tadeu), a engenheira do INCRA Terezinha Aguiar, que é doutora em Direito Ambiental, largou a voz, surpreendendo até mesmo seus colegas de trabalho, com um vasto e bem selecionado repertório, sobretudo de músicas nordestinas, na semana passada. Hoje parece que teremos repeteco. Vamos lá para ver.

BOLACHINHA

bolachinha Finalmente descobriram o porquê do apelido do Bolachinha. Reza a lenda que o apelido mesmo era do pai dele, o seu Wilsom. Chamavam para ele na ICOMI, onde trabalhava, de “Bolacha Mijada”, porque costumava urinar nos sacos de bolacha do seu Sakagushi, em Santana. Quando seus amigos viram o Wildson em sua companhia, foi inevitável a herança da alcunha. No início Bolachinha virava o diabo, mas depois... amansou.

FILHA MOÇA

cleverson_ Cleverson Baía informa á coluna o nascimento de sua filha Clívia, ocorrido no dia 25 passado, no hospital São Camilo.

Dizem que mandou mensagem para o Oiapoque, onde mora sua mãe, pelas ondas da Rádio Difusora no programa “Alô, Alô Amazônia”, com a clássica expressão “tanto a parturiente como a recém-nascida passam bem”.

A mãe, Érica, feliz da vida, curte a filha enquanto o cantor-compositor prepara o lançamento do seu primeiro CD solo.

ZUNIDOR

De 14 a 16 de setembro ocorrerá o 1º ECOSS – Seminário de Sociologia da Saúde e Ecologia Humana, na UFSC. Inf: www.1ecoss.com.br 

Frases do Dinho Araújo: “Nem o Nolasco me salvou”. “Neto é o filho com açúcar”. Bacana!

A Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos realiza de 18 a 10 de setembro o VIII Encontro Nacional Enaber, em Juiz de Fora – MG.Inf: www.estudosregionais.org.br 

É hoje á noite a abertura da vernissage da artista plástica Rosa Moutinho no salão de eventos do Monumento Marco Zero do Equador. Serão 62 telas expostas até dia 09.

Ocorre em Belém, entre 13 e 17 deste mês o XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, com o tema “A Amazônia e o Clima Global”. Inf: www.ebmet2010.com/ 

Comemorando o ano internacional da biodiversidade, o Ministério da Ciência e Tecnologia promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 18 a 24 de outubro. Inf: http://semanact.mct.gov.br .

O Romero Serrano não pôde caminhar na Zagury. Justificou dizendo: “- Deixei meu sapato-esporte pra secar atrás da geladeira”. Essa nova!

Um comentário:

  1. Meu abraço ao Dinho Araújo pelo seu criativo Bar Ato. Sucesso e sorte.
    Danaiel de andrade simões

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.