sexta-feira, 10 de setembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira 10.09.10

POSSE ADIADA

emanoele barbosa A posse do reitor reeleito da UNIFAP, professor José Carlos Tavares que estava prevista para hoje no auditório multiuso foi adiada.

De acordo com as informações da chefe de gabinete da reitoria, Emanuelle Barbosa, ele será empossado pelo Ministro da Educação Fernando Haddad, em Brasília, no dia 16, com a presença do vice-presidente José Alencar.

ANIVERSÁRIO DE BAR

fernando_bibas_nonato leal Está tudo pronto para as comemorações do 28º ano de fundação do Bar do Abreu, que ocorrerá amanhã na Avenida FAB. Muitos artistas vão se apresentar no show que terá atrações bastante diversificadas, desde música pop, passando pelo pagode e o brega.

Centenas de clientes perseguem o bar itinerante. Desde que começou no canto da Cobal, no Laguinho, em 1982 tem um “chama” que atrai artistas, vagabundos, estudantes e intelectuais. Muitos deles, eméritos poetas, escritores e jornalistas, passaram pelo balcão mais conhecido da cidade, como Hélio Pennafort, Alcy Araújo, Isnard Brandão de Lima, Pedro Silveira, Jorge Hernany.

ONZE DE SETEMBRO

onze_andandonagraca.blogspot.com Eu estava em um banco naquele dia 11 de setembro de 2001 quando vi na televisão as cenas horríveis de destruição. Um dia inesquecível para o mundo, uma lição de que os terroristas podem tudo. Quase três mil mortos e um país indignado e ensandecido pelo terror. Longe dali milhões de telespectadores tentavam acompanhar o noticiário para entender o que estava acontecendo.

Quem tinha parentes por lá não conseguia se comunicar. Tudo parecia estar desconectado. Aviões não pousavam nem decolavam, telefones não funcionavam. Lembro da apreensão que tive e que só pude me comunicar dias depois com uma filha que morava perto de Washington, onde um avião caiu sobre o Pentágono.

BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Logo Congresso de Iniciação Científica O Departamento de Pesquisa da PROPESPG da UNIFAP vai conceder 50 bolsas de pesquisa para alunos de graduação da instituição.

A seleção é anual e elas vão valer por um período de um ano, de agosto de 2010 a julho de 2011. Das 50 bolsas, 20 são oriundas do CNPq, 20 da UNIFAP e 10 são ofertadas pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. O valor da bolsa é de R$360, 00. No fim do período o aluno apresenta um relatório da pesquisa que realizou sob a orientação de um professor de seu curso.

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Terminam dia 16 as inscrições ao Edital de Submissão de Resumos para o “1º Congresso Amapaense de Iniciação Científica da UEAP, UNIFAP, IEPA e EMBRAPA, 5ª Mostra de TCC’s e 1ª Exposição de Pesquisa Científica”. O objetivo é divulgar as pesquisas dos alunos e pesquisadores bem como proporcionar a integração entre a comunidade acadêmica das IES e de pesquisa do Amapá.

Quem quiser se inscrever deve procurar o edital no DPq (dpq@unifap.br). O evento vai acontecer este ano na UNIFAP de 05 a 08 de outubro e os resumos deverão ser de resultados de pesquisa com participação de alunos de IC, TCC’s ou resultados de trabalhos de pesquisadores, inéditos ou publicados em eventos fora do Estado.

UNAMAZ

Vice-presidente eleito da Associação das Universidades da Amazônia Continental – UNAMAZ, que tem sua sede atual em Lima, o reitor José Carlos Tavares vai trazer o encontro anual da instituição para Macapá em fevereiro de 2011.

Entre seus projetos Tavares tem o Programa de Mobilidade Acadêmica para a Amazônia dentro da UNAMAZ, que prevê a concessão de 380 bolsas para docentes, para o período de 2011-2020, a ser financiado pela Univérsia, apoiado pelo banco Santander.

LÍNGUA DO ZÉ

Zé Ramos só lembrou a consulta no dentista perto da hora marcada na quarta-feira passada.

Para tirar o bafo do marafo tomado no feriado da véspera – 7 de setembro -, depois do desfile no sambódromo, comprou uns chicletes no Calçadão do Waldir minutos antes de ir ao homem do boticão.

Durante o tratamento o dentista perguntou várias vezes se ele era eleitor do Waldez, se era patriota, se tinha visto o Brasil na Copa, se gostava de beber, de forma insistente. O Zé desconversou enquanto podia achando que o doutor quisesse mudar seu voto. Quando foi embora, ansioso para ver a obturação, olhou no espelho retrovisor e se deparou com a sua língua toda azul, azulzinha do chiclete que comprara no Waldir.

ZUNIDOR

natal vilar ingresso_blog Amanhã Nathal Villar faz o lançamento do seu CD “Fantasia”. Vai ser no Malocão do SESC a partir das 21h00. O disco traz músicas de excelente qualidade. Sucesso!

A USP oferece Mestrado em Nutrição em Saúde Pública. If: www.fsp.usp.br/posgraduacao

j ney O radialista J. Ney continua sendo um dos maiores divulgadores da música produzida no Amapá. Tem razão quando cobra novas produções dos grupos e cantores locais.

caminhão entalado Um caminhão ficou entalado na alvineira da frente da igreja de São Benedito, no Laguinho. Uma barbeiragem que quase leva junto com os galhos a imagem do santo que reside num esquife de vidro.

Até segunda, 13, estão abertas as inscrições do edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, do MINC. Inf: dpi@iphan.go.br 

concentração_desfile setembro Quase 20 mil pessoas assistiram ao desfile cívico do dia Sete de Setembro no Sambódromo.

Inderê! Volto Zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.