sexta-feira, 17 de setembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Poblicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 18.09.10

DEBATE

unifap_jan08 (29) Será no dia 22 o debate que a Universidade Federal do Amapá realizará com os candidatos ao senado federal.

Depois do fiasco do convite aos candidatos a governo, que só um confirmou, nossos pretensos senadores vão dizer por que querem ir à Brasília e o que poderão fazer pela UNIFAP.

Na realidade são poucos os parlamentares que ajudam a instituição com emendas – recursos indispensáveis para o seu crescimento, daí a necessidade deles apresentarem seus projetos à comunidade universitária, que decerto poderá votar naqueles que conseguirem convencê-la. O evento vai ocorrer às 19 horas, no auditório multiuso do campus marco zero do Equador. A promoção é do SINDUFAP, SINSTAUFAP e DCE.

O VOTO

voto não tem preço Um candidato a deputado me disse, meio frustrado, que chegou a ver por diversas vezes lideranças comunitárias estimulando os eleitores a venderem seus votos.

Essa prática parece que não acaba nunca, mesmo com a fiscalização dos responsáveis pelas eleições. As chamadas lideranças - sejam de movimentos sociais ou de associações de moradores acham que os candidatos são todos endinheirados e, ao invés de conscientizarem em seus associados em votarem com consciência, pedem às pessoas que peguem nem que seja uma “casquinha” pelo voto, afinal, dizem, é tempo de ganhar algum que depois só em dois anos. (Imagem disponível em: www.sem-100tido.blogspot.com)

SORRISO DO LAGARTO

images_lagarto Aqui na Amazônia raramente alguém diz lagarto. Mesmo pessoas esclarecidas dizem mesmo é “largato”, que fica mais fácil de pronunciar e de se comunicar.

Então quando vejo na televisão uns candidatos “só sorrisos” me lembro do livro do João Ubaldo, que foi transformado em minissérie de TV. Eles riem de quê? E para quem?

Certamente essa “forçação de barra” faz parte da orientação dos marqueteiros que transformam certos candidatos ao inverso do esperado por eles. Alguns não conseguem ficar sorrindo mais de dois segundos e assim se traem. Viram verdadeiras aberrações de imagens, com seus sorrisos jurássicos. (Imagem disponível em: www.flickriver.com)

NATHAL

Nathal Villar_show Esse Nathal com “h” deitou e rolou com o lançamento do seu CD “Fantasias”, no sábado passado, no Malocão do SESI. Muita gente foi prestigiar o artista que está com o trabalho fonográfico de música pop mais importante dos últimos anos no Amapá.

Nathal Villar apresentou o conhecido cantor paraense Alcyr Guimarães no show que também teve a participação dos cantores Osmar Júnior, Amadeu Cavalcanti e Marcelo Dias.

CAMPEONATO AMAPAENSE

estadio_zerao_1-apA crise no futebol amapaense é geral. A possível participação de apenas cinco times no campeonato com certeza vai tirar mais ainda o brilho do nosso futebol “profissional”.

Disseram que o campeão São José e o Ypiranga não participariam do torneio. Mas ainda resta uma lâmina de esperança. O problema é a ausência dos mecenas de sempre, que injetavam recursos para as despesas (altas despesas, diga-se) e que agora retiraram qualquer patrocínio. (Imagem disponível em: www.blig.ig.com.br

ABACAXI

HPIM2878 Outro dependente da grana do Governo estadual é o Festival do Abacaxi, principal evento turístico do município de Porto Grande, na região do Araguari.

Por falta desse abençoado incentivo oficial, a tradicional festa interiorana, que ganhou mais fama depois que o Jornal Nacional no Ar passou por lá e elogiou a diversidade de produtos do abacaxi, corre o risco de não acontecer pela primeira vez em mais de 15 anos. Dizem, entretanto, que o prefeito tem um plano B para a festa que aconteceria neste fim de semana, mas que pode ser adiado. O escândalo da prisão do governador gerou um efeito dominó em todas as áreas: do esporte ao turismo, da cultura a produção, todos extremamente dependentes do poder público. Um verdadeiro abacaxi com casca e tudo que ninguém quer mais engolir. (Imagem disponível em: www.acciolytk.blogspot.com)

MOVIMENTO EM AÇÃO

heraldo almeida O Programa Movimento em Ação, apresentado diariamente na rádio equatorial pelo radialista Heraldo Almeida, vai voltar no dia 4 de outubro, segunda-feira, um dia depois da eleição.

Heraldo foi obrigado a sair do ar possivelmente por motivos políticos, já que sua postura como apresentador vinha causando ciuminhos e incomodando candidatos conservadores.

Mesmo frustrado e sabedor das intervenções junto à diretoria da emissora, seu prestígio cresceu pela serenidade com que enfrentou o episódio e como vem aguardando a situação. De longe ele ainda é o arauto da cultura amapaense e defensor da nossa arte.

ZUNIDOR

Bibas, Delgado, Fernando Canto e Tavares Muito legal a festa dos 28 anos do bar do Abreu. Gente que eu não via há mais de 10 anos apareceu por lá para matar as saudades dos velhos tempos. Tudo abstêmio. “Oh tempora, oh mores!” Oh sóbrios astrais!

O conjunto resistente “Os Cometas” se apresenta – agora pra valer – na sede do Trem desportivo Clube, com um baile-show no dia 13 de novembro, depois de superados uns probleminhas e ajustada a data.

Depois vou comentar aqui o livro “Catalinas e Casarões” do escritor Ademar Amaral.

rui guilherme Vem aí o Concurso de Contos da Associação dos Magistrados. Juiz Guilherme no comando.

antena_rádio A Rádio Câmara vai ser retransmitida das instalações da Radio Universitária para todo o Estado do Amapá.

Acesse o blog “Canto da Amazônia”: www.fernando-canto.blogspot.com 

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.