sexta-feira, 24 de setembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de 24.09.10

PATRIMÔNIO IMATERIAL

hist_pag68 Até dia 28 de outubro estão abertas as inscrições para o concurso “Conheça e Avalie seu Patrimônio Imaterial”, aberto a universitários com idade entre 18 e 26 anos, cursando qualquer área ligada ao patrimônio imaterial.

Os ensaios têm os seguintes temas: a) Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (AP); b)Samba de Roda do Recôncavo baioano; c) Matrizes do Samba do Rio de janeiro: Partido Alto,Samba de Terreiro e Samba Enredo. Prêmios de R$ 1.500,00. Inf: ul.concurso@yahoo.co.br .

Foto: Pintura corporal utilizando urucum. Imagem diponível em: www.raulmendesilva.pro.br)

ROMARIA FLUVIAL

rio amazonas. Depois de um certo período sem acontecer, ocorre no dia 09 de outubro, sábado, a partir das 14h00, com saída do porto Souzamar em Santana, a saída do Círio Fluvial em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Em 2001, por iniciativa de “O Liberal Amapá”, então dirigido pelo jornalista Rubens Onetti, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Macapá, foi realizada a primeira procissão fluvial desse porte, que saiu do porto da Marinha Mercante até o trapiche Eliezer Levy, com grande número de embarcações.

Foto: Rio Amazonas, palco da romaria fluvial do Círio de Nazará, no Amapá.

CÍRIO DE MACAPÁ

cirio de nazaré 2010 macapá Este ano espera-se um público de aproximadamente 150 mil fiéis na procissão do Círio de Nazaré, no dia 10.10.10. Pelo menos é essa a expectativa da Diocese, que comemora a 76ª festa em louvor à Virgem padroeira da Amazônia.

O pároco da Igreja de São José, Pe. Aldenor, já encomendou um CD com músicas para serem vendidas como lembrança. O trabalho traz a assinatura do maestro Manoel Cordeiro.

Imagem disponíivel em: www.juventudedesaojose.blogspot.com

PIRATÃO

1141269655 A Liga das Escolas de Samba do Amapá recebeu proposta dos Piratas da Batucada para que ela aceite o seu retorno ao desfile de carnaval do ano que vem, feita pelo presidente da junta governativa.

Depois de ter sido desclassificado do carnaval e desligado da LIESA, por infringir o regulamento, o Piratão quer voltar. Mas corre de boca em boca a contraproposta que as outras associadas só deixarão que isso aconteça se ele abrir o desfile do grupo de acesso em 2011. Imagem disponíivel em: www.clivercampos.zip.net

BELOCA

Não sei de que faleceu o amigo Beloca, fundador do Grêmio Recreativo Império de Samba Solidariedade, o Jacaré do bairro Jesus de Nazaré. Só sei que esse nefasto acontecimento deixou-me triste, pois trabalhamos juntos na SEPLAN, por muito tempo e, juntos, chegamos a sair muitas vezes vitoriosos nos Estilizados.

A população do antigo Jacareacanga prestou sua homenagem a esse velho guerreiro do carnaval, que foi irmão do também saudoso Luís do Apito e tio do nosso Mestre de Bateria dos Boêmios, Carlinhos Bababá. Uma família de bambas. Suba em paz, meu amigo.

BUSCA DE EXCELÊNCIA

O SEBRAE sediará o 1º Seminário Regional em Busca de Excelência a ser realizado n a sede do órgão no dia 28 de setembro.

O evento é uma ação conjunta com a Fundação Nacional de Qualidade - FNQ, reconhecida internacionalmente no processo de disseminação do modelo de excelência em gestão e pela contribuição para a competitividade das organizações brasileiras ao processo de transformação que elas vivenciam. Inf: www.sebrae.com.br ou pelo fone 3312-2832.

INDICADORES INSTITUCIONAIS

Marlene de Araujo_ Muito bom o curso “Desenvolvimento de Indicadores Institucionais” ministrado pela professora Msc. Marlene de Araújo, da Embrapa de Brasília, para servidores da UNIFAP.

Ela trabalha com modelos de Gestão Estratégica usando o método Balanced Scorecard- BSC, criado pelos americanos Robert Kaplan e David Norton e utilizado em organizações internacionais, nacionais, públicas e privadas para provocar mudanças estratégicas nas organizações. O método também trabalha a implementação de sistemas estratégicos voltados para a obtenção de resultados, a satisfação de clientes e a medição da performance corporativa.

EMBELEZADOR

Zé Ramos foi fazer um serviço em Laranjal do Jari. No final de semana aceitou o convite de um amigo para visitar a zona do baixo meretrício. Ao chegar lá, foi logo reclamando: - Mas aqui só tem mulher escr..., quer dizer..., feia pra caramba! Seu amigo disse: -Calma, Zé, vai tomando aí que tudo muda. Mais tarde já com bastante espumosa no gogó, Zé Ramos disse: - Bom, elas não são assim, tããão feias.

Depois de duas grades de “embelezador” (jeito de chamar cerveja naquela cidade), Zé Ramos não se conteve e falou para a primeira mulher que vira no lupanar: - Égua da mulher linda! É contigo que eu vou.

ZUNIDOR

luinha Equinócio com lua cheia ontem: prato cheio para os adoradores do sol e da lua no Marco Zero do Equador.

alvaro da cunha_desenho de Herivelto O poeta Álvaro da Cunha escreveu: “A lua minguante do Amapá/ É maior que a lua cheia/ de qualquer outro lugar”

Abertas as inscrições para o 1º ERECO – Encontro Regional Norte de Estudantes de Economia e Meio Ambiente com o tema “Desafios para o Ecodesenvolvimento da Amazônia Brasileira, de 25 a 29 de 10, pela Universidade Federal do Amazonas, em Manaus. In: www.erecomanaus.com.be 

Tem candidato ecológico por aí, chorando lágrimas de crocodilo. Os outros estão prometendo mundos e fundos para a cultura, mas é tudo a mesma coisa de sempre. Eleitos, dão o cargo para um deputado e nem se responsabilizam mais por nada. E a cultura ó, só no toba!

Dia 30 é a data limite para a entrega das letras dos sambas enredos na LIESA.

Hoje ocorre a final do Festival SESI de Música, com 18 candidatos ao prêmio.

O Centro de Atendimento ao Surdo-CAS, realiza uma caminhada que traz como tema “o surdo e suas conquistas”, nesta segunda-feira, 26.

Inderê! Volto zunindo na sexta!

Um comentário:

  1. Condivido pienamente il suo punto di vista. Ottima idea, sono d'accordo con lei.
    Assolutamente d'accordo con lei. Penso che questo sia una buona idea. Pienamente d'accordo con lei.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.