sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

CASTRO ALVES

francisca_fav O radialista César Bernardo levou-me à casa da deputada Francisca Favacho, sua vizinha, para conversar sobre o seu projeto de mudança de nome da escola Castro Alves. A deputada estava preocupada com a repercussão negativ a dessa mudança e precisava tomar a decisão de ir ou não em frente. Parentes, amigos e correligionários comemoravam a festa de seu aniversário. Ela me explicou que a sua atitude foi em função de um abaixo-assinado de mais de mil assinaturas coletadas pelos interessados na mudança.

Creio agora que a simpática parlamentar deverá rever o projeto, tendo em vista inaugurações de outras escolas, das quais uma pode ter o nome da professora Ivone, sem que para isso se tire a homenagem do povo amapaense a um dos maiores poetas da língua pátria. (Foto: www.correaneto.com.br)

GÁS DE PIMENTA

apuracao Antigamente a truculência da polícia estava em atacar o povo com cavalo e cassetetes. Hoje, mais moderna, ataca com spray de pimenta e nem quer saber das conseqüências. No episódio de quarta-feira de cinzas no sambódromo foi reeditada a mesma ação de uns cinco anos atrás, quando “pintaram com sabão” a pista da Ivaldo Veras e não deixaram as outras escolas desfilarem.

Vi muita criança sair chorando, procurando água para lavar os olhos, porque o gás se espalhou pelo local. Ao comentar com o deputado Dalton Martins, que é médico, ele me falou que isso é muito perigoso para pessoas que têm alergia. Pode até matar.

CARNAVAL E JULGAMENTO

Ridículas as notas dos jurados do desfile das escolas de samba. Se pudessem, os “organizadores” deveriam colocar crianças para julgar com a pureza e sensibilidade próprias delas.

Em último caso, já prevendo a corrupção, poderiam fazer como no caso de Al Capone que só foi condenado e preso quando o chefe dos “Intocáveis” sugeriu ao juiz que trocasse o júri do tribunal do lado, sob pena do mesmo ser categorizado também como corrupto, caso os advogados do mafioso conseguissem que ele escapasse ileso no julgamento.

HORA DE REPENSAR

No Sambódromo havia comentários de toda ordem sobre o tal resultado e o descaramento dos jurados. Uns querem que os jurados sejam importados do Rio, outros que o carnaval vá para a zona norte, que os blocos desfilem na Beira-Rio, etc.

O mais importante, acho, é repensar o carnaval, pois o que acontece nos blocos é reflexo do que acontece nas escolas de samba. E o que acontece nelas é o reflexo de governos que vêm deixando suas mãos tentaculares em todas as instituições amapaenses, através do tráfico de influência e do abuso de poder.

O gasto de milhões de reais como apoio ao carnaval demonstra o interesse dos poderes executivos em fomentar a cultura. Só que a cultura não pode ficar nas mãos de gente tão irresponsável.

NOMES APROPRIADOS

Comentaram também que está provado que quem ganha o carnaval no Amapá tem que ser bandido da pior espécie. A escola que usa o nome de piratão tem esse símbolo pirateado de uma garrafa de rum, cópia mesmo. Mas quem quiser ver o seu verdadeiro significado é só abrir o dicionário Aurélio.

Nos blocos da LIBA, ganhou o famigerado “Mancha Negra”, um bandido perigoso dos quadrinhos de Walt Disney, arquiinimigo do Mickey Mouse.

A BANDA

banda_2010 Macapá já está pequena para o bloco de sujos “A Banda”. Quem se dispor a observar isso sem tirar a boca do copo vai ver que os “sujos” se dividem no trajeto por todas as praças. Mesmo cansados eles não desistem e se infiltram por todas as ruas e avenidas.

No processo de repensar o carnaval, deve-se olhar A Banda com carinho para evitar burocracia e permitir a criatividade dos brincantes.

ALA NO LIXO

Uma ala inteira da escola Jardim Felicidade teve o azar de ver sua fantasia triturada por um caminhão de lixo.

Deixaram uma caixa com as fantasias na calçada de um comércio do bairro, o gari pensou que era lixo e a arredou para a beira da rua. O caminhão coletor passou e triturou tudo. Sobraram gritos de desespero.

ZUNIDOR

boemios_10 Depois da revolução estética imposta pelos Boêmios do Laguinho, que primaram pela beleza plástica das fantasias e alegorias, falta agora fazer uma revolução moral para acabar de vez com as antigas e perniciosas práticas de dirigentes de certas escolas de samba. Não há quem não tenha se sentido envergonhado com o que houve na apuração. Muito justa e bem argumentada a proposta do presidente Vicente Cruz. Se ele aceitasse a abertura dos envelopes restante com certeza a AUSBL teria perdido ou poderia até ser rebaixada, tanto foi a “onda”.

Hoje inaugura o prédio da Rádio Universitária FM, 96,9. Uma realidade da Universidade Federal do Amapá. Será às 17h00 no campus Marco Zero do Equador. Professor Tavares, reitor da IFES, presidirá a solenidade.

Vice-governador Pedro Paulo, participante do bloco “Carroça do Abreu”, está firme na decisão de se candidatar. Diz que trabalha para isso.

bombadagua Esses jurados de blocos não entendem nada mesmo de criatividade. Todo ano o Kubalança, o mais irreverente dos blocos, é penalizado nesse item. E todo mundo sabe que o bloco é o mais criativo da cidade.

A Polícia Militar trabalhou direitinho no carnaval. Com ostentação e serenidade evitou muitos acontecimentos desagradáveis entre os foliões.

juvenal_canto Aniversaria amanhã o meu irmão Juvenal Antonio Canto, companheiro de 35 anos do Grupo Pilão. Felicidades.

Já está chegando o livro “Adoradores do Sol”.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.