sábado, 24 de outubro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

FESTA DO TRANCA-RUA

exu

Exu Tranca-Rua. Foto: Decleoma Lobato

Pai Salvino, que é Pata de Inkice (linha de Angola) informa à coluna que realizará no dia 07 de novembro uma festa ao Exu Tranca-Rua, ali no seu terreiro na Vila dos Oliveiras. O Babalorixá afirma que a festa será inesquecível, pois o orixá festejado é uma das mais importantes entidades das religiões de origem africana no Brasil.

BATATAVIA PARA CICLISTAS

ciclovia

Beira Rio: Ciclovias interrompidas.

A gente fica até desiludido em pensar que a possibilidade de Macapá se tornar uma cidade sustentável está cada vez mais distante. Autoridades vão para a imprensa, falam dos seus planos e o quadro continua o mesmo. Acidentes de trânsito aumentam por vários fatores, mas principalmente porque a mobilidade urbana se reduz mais; obriga o pedestre a andar pela rua e o ciclista na contramão. Ora vejam só: a ciclovia da Beira-rio tem até território marcado com tinta no chão pelos batateiros que empestam o local de lixo, vendem batata-frita em óleo vencido e poluem visualmente a frente da cidade. Dizem que os donos desses espaços são quase todos da mesma família. Nada contra as batatas, mas liberem a ciclovia para os ciclistas.

CADA CANDIDATO...

dia_de_jogo

Domingo de jogo no Bar do Abreu.

Domingo. Pleno jogo do Flamengo, no balcão do Abreu. Entre gritos e risadas, nego contando vantagem, fogos explodindo lá fora. Muito barulho. Um caramala, pretenso candidato a deputado, veio atrapalhar o meu jogo na TV:

- Quero o teu apoio.

- Já tenho compromisso.

- Eu vou ser eleito, eu.

- Ok.

- Eu tenho um nome forte, eu. Eu sou “da Silva”, eu.

- Bacana.

- Eu sou presidente da Associação Estadual dos Cabos Eleitorais, eu.

- Pô! Legal.

- Eles vão tudo votar em mim. Eu tô eleito, eu.

- Legal, mas deixa eu ver o jogo, eu. Pô!

O mala foi embora no intervalo e aí entra o Ronaldo, que a tudo escuta, e me diz com sarcasmo: - Tu arranjas cada candidato!

ANIVERSÁRIO DE DONA TEREZA

    filhas do louro lino

 

 

 

 

Foto 1: Filhas do Louro. Foto 2: Francisco Lino

  maia e mainha louro

 

 

 

 

 

Foto1: Maia e Mainha, neto e bisneto de D. Tereza. Foto 2: Louro, do Bar Baré

pedro_mário nilson_cabecinha

Foto 1: Pedro Ramos e Mario Correa Foto 2: Nilson Estilizados e Cabecinha

pedro_ramos

Pedro Ramos, o homem do repique dos Piratinhas.

O aniversário de D. Tereza do Curiaú foi muito prestigiado no sábado passado, apesar dela ter comparecido apenas no início, às 18h00. Tinha que se recolher, afinal completar 104 anos não é para qualquer um. Rolou muito samba e conversa fora na churrascada patrocinada pelo Mário Corrêa, no bar do seu “Louro”, no coração do Laguinho. Mário é incentivador cultural e tem muitos projetos nessa área para o bairro. Entre os presentes estavam o meu amigo Pedro Ramos, “Quati”, conhecido hoje por “Zezinho Macapá”, carnavalesco Ângelo do Cavaco, Alexandre, Nilson “Estilizados”, advogado Maurício Corrêa, as filhas e filhos do “Louro”, além do Maia e do Mainha, neto e bisneto da aniversariante.

JAIME COLECIONADOR

jaime

Carlos, Jaime Nunes, Mauricio Correa e Zezinho Macapá.

Pouca gente sabe, mas Jaime Nunes é um grande colecionador de obras de arte produzidas pelos artistas plásticos da terra. Seu acervo particular é composto por cerca de cinquenta telas e esculturas significativas, feitas pelos mais expressivos artistas amapaenses. Em conversa com o colunista Jaime disse que desconfia que há mesmo, certo marasmo na produção local, posto que quase não se vê exposições agitando o calendário cultural da cidade nesse sentido. Realmente, a ausência de movimentação nas artes plásticas é sentida. Parece não haver nenhum interesse da classe ou de parte de quem gerencia a política oficial de cultura em mudar esse quadro, creio eu.

O “MERENGUE” E OS SANTOS

falar_tucuju Casa de dança, gafieira; música de ritmo caribenho. O “Merengue’ era uma casa de dança bastante famosa nas décadas de 50 e 60. Inicialmente era localizada na Favela, depois se mudou para o bairro da CEA, na “ilharga” onde hoje está localizado o Hospital São Camilo e São Luiz e, por último, próximo ao quartel do 3º BEF. Uma história engraçada ocorreu quando construíram o hospital. Na fachada desenharam em alto relevo os dois santos que deram nome ao prédio, e de propósito ou não, de frente para o “Merengue”. O São Camilo está de mãos postas e São Luiz de braços abertos. Após muita pressão dos padres e das autoridades o “Merengue” teve que se mudar. Aí o povo começou a gozação. No dia seguinte à mudança, percebendo o maior silêncio na zona, São Camilo perguntou: - São Luiz, onde está o “Merengue”? E São Luiz, de braços abertos respondeu: - Não sei. (Extraído do livro “Falar Tucuju - Desde o Tempo do Ronca”, de João Nobre Lamarão. Sebrae, 2006).

ZUNIDOR

dia de chuva

Primeiras chuvas sobre Macapá, após longa estiagem, também trazem os primeiros espirros da temporada.

Muito bonita a procissão do recírio realizada na segunda-feira. A Santa foi homenageada pela bateria “Pororoca” dos Boêmios do Laguinho na esquina do Centro de Cultura Negra e pela dos Estilizados na chegada à Catedral, à noite.

Até dia 30.10.09 estão abertas as inscrições para o VIII Congresso Norte-Nordeste de educação em ciências e matemática, que se realiza junto com a IV semana de ciência e tecnologia e a XVIII Feira de Ciências de Roraima. Sites: www.uerr.edu.br  ou www.ifrr.edu.br.

Está em Macapá o carnavalesco Rodrigo. Veio apresentar os modelos de fantasia do carnaval 2010 dos Boêmios do Laguinho. O tema é “Índio que te quero lindo”.

O processo seletivo para o curso de Medicina da UNIFAP deve bater o recorde de inscrições: mais de 70 para cada uma das 20 vagas. Será no dia 04, no Teatro das Bacabeiras o lançamento da coletânea de poetas amapaenses.

Vem aí “Os Adoradores do Sol”.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

2 comentários:

  1. O Merengue era o mesmo Suerda ? ou nada a ver?

    ResponderExcluir
  2. Respondo a vc Webetraiz. Tinha algo a ver, sim. Pelo menos quanto aos frequentadores. Iniciavam no Merengue que era um dançará e terminavam na Suerda com suas meninas de vida nada fácil. Pelo menos é o que contam.
    Fernando diga ai se é isso mesmo!
    Chegaste a andar por lá?

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.