sexta-feira, 9 de outubro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal "A Gazeta" de sexta-feira, 09/10/2009

FURTOS E DESMAIOS NO CÍRIO

Capa da programação do Círio, publicada pela Diocese de Macapá. Nossa Senhora de Nazaré e o povo do Marabaixo.

Quem quiser ter um bom Círio e acompanhar a procissão com tranqüilidade deve tomar certas precauções para não se arrepender depois e ter que pagar outras promessas.

Os especialistas em segurança recomendam não levar telefone celular, jóias e relógios. Deve-se ir bem alimentado, preferencialmente de sandálias e com roupas leves, devido ao calor excessivo.

No ano passado foram registrados 352 casos de furtos e 158 desmaios na procissão. Todo cuidado é pouco, pois os ladrões roubam até os promesseiros da corda durante o trajeto.

III FECAM


Nivito Guedes defendendo “Choro de Poeta” (Fernando Canto/Nivito Guedes). 3º lugar e Música Mais Popular, no II FECAMM, realizado no Monumento Marco Zero em 22/12/2007.

A Associação dos Músicos e Compositores do Amapá vai realizar no período de 17 a 19 de dezembro o III Festival da Canção. O evento será no Teatro das Bacabeiras, as inscrições já começaram e estão abertas para compositores de todo o Brasil.

Depois de um certo tempo sem ser realizado, os promotores do festival prometem organização e qualidade, além de ficarem na expectativa do surgimento de novas propostas e vertentes damúsica amazônica.

A premiação será de 7, 5 e 3 mil reais respectivamente e ainda serão premiadas as músicas com a melhor letra, melhor arranjo, melhor intérprete e mais popular.

SEMINÁRIO DE LETRAS

Anfiteatro da UNIFAP

O III Seminário de Letras que ocorrerá no anfiteatro da UNIFAP no período de 04 a 06 denovembro traz como tema "Língua, Linguagem e Literatura: suas Dimensões Sociocontemporâneas.

Na programação constam duas palestras: "O Curso de Letras e suas Dimensões Profissionais", com a participação da jornalista Bernadeth Farias, do prefeito de Santana Antonio Nogueira, do professor Diego Morpheu e do escritor Paulo Tarso Barros; e "Os Novos Rumos do Ensino da Língua Materna", com a profª Drª Irandé Nunes, da Universidade Estadual do Ceará.

Informações pelos fones 8125-5333 e 3312-1763.

PROGRAMAÇÃO DA EXPOFEIRA

A Expofeira deste ano será realizada entre 23 de outubro a 1º de novembro no parque de exposições de Fazendinha. É considerado o maior evento do Estado e por isso as secretarias de governo estão caprichando.

Responsável pela programação cultural, a Secult está fechando a programação, quantificando as atrações locais da música, do teatro, circo, dança, exposições de artes plásticas e de outrossegmentos.

Na pauta das apresentações estão fechadas as dos cantores VÍtor e Leo, Solteirões do Forró e Padre João Maria.

MEDO QUE O CÉU CAIA

Seção de pintura coletiva dos índios Wajãpi. (Foto: Dominique Gallois, publicada no livro Dossiê IPHAN 2 – Expressão Gráfica e Oralidade entre os Wajãpi do Amapá. IPHAN/MINC,2002)

Origem mítica da diferença entre animais e humanos. Cobra Crande (Anaconda ou Moju), cujos dejetos coloridos deram origem à variedade de pássaros. (Ilustração: Professor Makarato, 2000, idem)

Renato Sztutman, no seu texto Sobre a Ação Xamânica (in "Rede de Relações nas Guianas", organizado por Dominique Gallois, Humanitas, S.Paulo, 2005), conta que "nas sociedades amazônicas, o xamanismo, ao lado de uma série de rituais coletivos, assume o lugar central sobre o mundo atual. Os Wajãpi, por exemplo, acreditam na iminência da queda do céu e, por isso, lançam mão de certos rituais para impedi-la. Dominique Gallois (1988) afirma que a dança com bastões de ritmos (ywyra'i) serve para manter o céu e a terra apartados, pois quando da irregularidade dos ritmos das estações há o perigo de a abóbada celeste cair sobre a terra, que passaria a viver na escuridão. Esses ritos que contam com um arsenal diferenciados de cantos intervêm sobre o eixo fundamental da cosmologia Wajãpi em que se encontram superpostas as plataformas subterrânea, terrestre e celeste. Contrariamente aos ritos do "Turé", que manifestam ao heroi criador a necessidade de continuidade da humanidade no tempo, os ritos acima expressam a necessária separação das duas categorias de humanos – vivos e mortos - no espaço.

ZUNIDOR

Bom Círio para todos./ Que sejam felizes todas as crianças deste país!



A AMCAP oferece coquetel aos compositores pelo seu dia, hoje, no Sesc Centro.

Na foto, Cleverson Baia, Presidente da AMCAP, no dia de sua posse, 30/01/09.

A Universidade Estadual de Mato Grosso está oferecendo o curso de Mestrado em Linguística. São 12 vagas ofertadas. Área de concentração: estudo das relações entre língua, história e instituições. Inscrições até 16/10/09. Informações www.unemat.br/prppg/linguistica.



Dia 13, terça-feira, será o lançamento do CD da Mostra de Músicas Sescanta Amapá no Projeto Botequim. Haverá a participação especial da banda Amazon Music. Na foto, Finéias, lider da Banda Amazon Music.



O esperado informativo do Bar do Abreu que deveria sair no aniversário do bar sairá hoje com a reportagem sobre o evento. Segundo o editor Gabriel Penha houve dificuldade na hora da impressão na gráfica, daí o adiamento. O Tavares diz que não aguenta mais "essa imprensa falada, escutada e remediada daqui". O Tatá só confia no bicho. É isso aí, bicho. (Foto: Tavares aborrecido)




Na terça-feira passada, no projeto Botequim do SESC, foi cantado o "parabéns pra vc" para a cantora Dulce Rosa. Todo o sucesso do mundo para a querida Dulce./ Hoje tem Rony Moraes e banda no projeto "Canto de Casa". Na foto, Dulce Rosa no palco. (Fonte: orkut)


Iniciam-se no Oiapoque as comemorações da festa do Turé entre os índios.

Amanhã será o lançamento do 2º CD "Stereovitrola" – no espaço líquido, na Seinf, próximo à Famap. Participação especial de SPS12/ Godzilla.




O "Sonora Brasil" – violão brasileiro - apresenta O Violão das Regiões Norte e Sul, com Salomão Habib (PA) e Fabrício Mattos (PR) no auditório da Escola Sesc, na Jovino Dinoá, às 20h00.




Secretário Maneca está otimista com a vinda do ministro Edson Santos, da SEPPIR. Participou da reunião técnica no Setentrião para apresentar o "Programa Amapá Afro", em busca de recursos federais. Deve conseguir.


Vem aí o livro "Adoradores do Sol".

Inderê. Volto zunindo na Sexta.

2 comentários:

  1. Fernando é o Neto aqui da GMM, parabens pelo seu blog, ficou legal. eu vi e até guardei panfleto da programação do cirio de 2009, onde mostra na capa a imagens de Nossa Senhora rodeada por homens e mulheres tocando e dançando o Marabaixo em homenagen a Nossa Senhora. Boa sacada essa do Bispo de Macapá, se demostrou a principio ser uma pessoa que respeita as diversidades culturais e religiosas, ao contrario do que vimos no passado.
    parabens e um bom cirio.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando, seu blog está cada vez melhor. Muita informação e informação de qualidade. Parabéns. Continue contando ao mundo o que ocorre na nossa amada Macapá.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.