sábado, 3 de outubro de 2009

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal "A Gazeta", de sexta-feira 02/10/09
CONSTERNAÇÃO
Nivito, Nazareno, Emanoel Oliveira e Fernando Canto.
Foto: Acervo de Emanoel Oliveira

Nazareno Silva, admirável agitador cultural de Belém, faleceu na segunda-feira passada. Artista muito querido da capital paraense, ele pertencia ao famoso boi-bumbá "Malhadinho" da Rua Pedreirinha, do bairro Guamá.

Seu corpo foi velado na sede da Escola de Samba Bole Bole, que ajudou a fundar na década de 1980. Em 1986 estivemos juntos para ver os trabalhos de confecção de barricas e a ornamentação do "Boi de Ouro", que o Emanuel Oliveira trouxe para cá. Nazareno também era um dos fundadores do boi "Pavulagem", que até hoje faz arrastão cultural em Belém, levando milhares de pessoas às ruas, num verdadeiro cordão de cores e muita alegria na época do Círio.

KAROL ECLÉTICA

Logo mais, depois das 22h00 a cantora Karol Carvalho estréia show musical no badalado bar F-1, ali na esquina da Tiradentes com a Mendonça Furtado.

A cantora vem com um repertório que abrange MPB, pop rock e música internacional, e já vem preparando seu disco a ser divulgado no início do próximo ano com músicas de sua autoria e de outros compositores locais. Será "um disco eclético", disse ela.

A iniciativa é do empresário Alcides Moura, novo proprietário do bar, que pensa em preencher a lacuna da falta de música ao vivo na noite macapaense e está com um monte de idéias boas para realizar.

CICLO DE ARTES VISUAIS

Nos dias 08, 09 e 10 de outubro a Coordenação de Artes Visuais, juntamente com a PROEAC, da UNIFAP, realizarão o "1º Ciclo de Experiências e Mediações em Arte, Ciência e Educação: Apre(e)ndendo a Realidade da Realidade".

O Ciclo tem por objetivo o compartilhamento de temas transversais sugeridos pelos Parâmetros

Curriculares Nacionais – PCNs – que constam na Lei de Diretrizes e bases da Educação.

Na ocasião haverá palestras, mini-cursos, pôsteres, imagem e ensino na contemporaneidade, currículo pós-estruturalista, vídeos de prática de ensino, música regional e obras de arte.

O simpósio acadêmico terá 30 horas e as inscrições terão um custo de R$5,00 para estudantes e R$10,00 para professores.

MAESTRO MANOEL

Consta do livro de Vicente Salles "Música e Músicos do Pará" (Secult: 2007) o verbete abaixo: "Cordeiro, Manoel Fernandes. Violonista, compositor, produtor. Ponta de Pedras/PA. Mudou-se ainda criança para Macapá, onde iniciou aos 15 anos as atividades musicais. Aprendeu a tocar violão com o pai. No início dos anos 70 chegou a Belém e começou a tocar na orquestra de Ely Farias, na qual ficou por três anos.

Em 1976 tornou-se funcionário do Banco do Brasil, desenvolvendo, paralelamente o trabalho de arranjador. Nessa qualidade seu nome aparece em mais de 250 discos. Por volta de 1986 voltou às atividades de músico da noite, tocando na banda Realce e posteriormente no Esquema Central, que se transformou em Banda Biss. Em 1983 montou sua própria equipe de gravação, cuja base era a banda Warilou, que o acompanha até hoje (1986). Em 1991 gravou na fábrica Continental com a banda Warilou seu primeiro CD, Socca, Zouck e Cacicó (ritmos do Caribe). Em 1997 lançou o quinto CD, Todos os Ritmos, com o repertório típico da Warilou: ritmos diversos como socca, zouck, cacicó, merengue, lambada e forró".

O maestro encontra-se em Macapá e seu currículo ampliou muito depois disso.

MÃE DOS CARANGUEJOS

Dona Domingas, personagem do livro "Uma Aventura no Bailique", de Decleoma Lobato Pereira, conta que aconteceu o seguinte com sua sobrinha: "logo depois que ela menstruou pela primeira vez, começou a aparentar sintomas de gravidez. Sentia muitas dores. Os pais diziam que ela estava grávida. Ela chorava e jurava que não. Falava que ainda era virgem. Os pais não acreditavam. Aí ela foi para Macapá. Os médicos disseram que não iriam operá-la porque não se responsabilizariam pela vida dela. Então ela disse: "Bem, já que eu não tenho o apoio dos meus pais e já estou para morrer mesmo, pode fazer a minha operação". Aí, operaram-na e o que encontraram dentro foram dois caranguejos! Um pesou dois quilos e meio e o outro pesou um quilo. Se ela não faz essa operação, por coragem própria, ela tinha morrido porque faltava isso assim para as unhas dos caranguejos encontrarem umas com as outras no espinhaço dela".

ZUNIDOR

Amanhã tem festa no Curiaú. É o aniversário do Pedro Bolão./ É amanhã também a festa de aniversário do bar do Abreu, na FAB./ Jorginho do Cavaco estréia o "Samba de Jorge", a partir da 16h00 deste sábado no Terraçu's Bar, na Diógenes c/ Jovino Dinoá./ Ocorrerá brevemente o I Congresso de Ciências Sociais do Amapá, com o tema "História e Sociedade da Amazônia". As informações podem ser obtidas no site http://www.pracs.com.br/. Inscrições na Coordenação de Ciências Sociais da UNIFAP e o prazo para recebimento de trabalhos é até dia 10/10./ Estava previsto para chegar ontem o novo CD de Patrícia Bastos. Segundo o Rogério ela viria trazendo os exemplares na mala, já que a gravadora ainda não tinha mandado pelo correio./ Vem aí o livro "Adoradores do Sol"./ A excelente quadrilha "Tradição", do bairro do Laguinho vai homenagear o Grupo Pilão no Concurso de Quadrilhas promovido pelo Governo do Estado no ano que vem. O tema é: "Pilão, a Força do Canto Tucuju"./ Hoje tem o projeto "Canto de Casa" da AMCAP, no SESC Centro. Amadeu Cavalcante se apresenta com a filha, a partir da 21h00./ Será amanhã, na ASEEL, a posse da nova diretoria do SINDUFAP./Inderê. Volto zunindo na sexta-feira.

2 comentários:

  1. Fernando nossas "manas" tem uma "sina" de serem "bulidas" em sua ingenuidade por Botos Carangueijos Tralhotos e outros "Encantados"
    Abençoado sejam todos estes prazeres que fogem a regra do natural.Estes já deram origem a muitos meninos que a gente enxerga andando de bicicleta,soltando pipa e pulando fogueira neste Norte da Amazonia.Lapidar:-Os sobrenaturais são ferteis.

    ResponderExcluir
  2. Férteis em todos os sentidos, Luiz Jorge, inclusive muitos desses filhos de encantados se transformam em políticos.
    Aparecem de quatro em quatro anos pedindo votos e fazendo "mesura" e outras cositas mais.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.