sábado, 23 de outubro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 22.10.10

FÓRUM SOCIAL PAN AMAZÔNICO

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar do V Fórum Social Pan Amazônico – Construindo a Amazônia de Todos os Povos, que ocorrerá entre os dias 25 e 29 de novembro em Santarém- PA.

Também estão disponíveis as fichas para cadastro da imprensa livre e imprensa comercial interessadas em fazer a cobertura do evento. Inscrições e informações somente pela Internet, no site: www.forumsocialpanamazonico.org .

MASTER DE NATAÇÃO

Umbelino Palheta Lobato, professor de Educação Física, que passou em primeiro lugar no vestibular da Universidade da Maioridade da UNIFAP, representou a instituição no 17º Campeonato Norte-Nordeste e Centro-Oeste Master de Natação, em setembro. Ganhou três medalhas de ouro nos 50 costa, 100 costa e 50 livre e mais duas de prata em revezamento com atletas da delegação amapaense.

Umbelino, ou Vilhô, como o chamam no Morro do Sapo, no bairro do Laguinho, foi campeão várias vezes da travessia da baía de Guajará pela Tuna Luso-Brasileira de Belém. Agora pretende realizar projetos de extensão com a comunidade interna e externa da Universidade.

AMAZOM MUSIC

fineias2Ninguém é besta de perder o show que a banda instrumental Amazon Music faz todas as quintas-feiras no bar Norte das Águas no Araxá.

Liderada pelo multinstrumentista Finéias Nelluty, a banda tem um o repertório de jazz e blues, mas não se esquece de dosá-lo com músicas regionais trabalhadas como em um laboratório, inclusive com canções folclóricas do nosso Marabaixo.

Na terça-feira passada Finéias e outros músicos realizaram no mesmo local um show em homenagem ao grande poeta, compositor e diplomata Vinícius de Moraes, que faria 97 anos se estivesse vivo. A casa ficou lotada. Nossos aplausos para os organizadores, cantores e músicos que lá se apresentaram para homenagear Vinícius, entre eles: Venilton Leal, Ana Martel, Dulce Rosa, Rebecca, Lula Jerônimo, Oneide Bastos, Manoel Sobral, Jorginho do Cavaco e Fátima Guedes (Popoca).

SAÚDE MENTAL

Com o tema “Saúde Mental no Meio do Mundo: inclusão, diversidade, socializando sem estigma”, a SESA realiza hoje evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, que ocorreu no dia 10 de outubro.

Na pauta da programação estão uma exposição de painéis dos serviços desenvolvidos no tratamento e prevenção da saúde mental dos usuários da rede pública do Estado; atividades de relaxamento, oficinas e atendimento psicológico.

DIA D@ POET@

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         Hoje a coluna homenageia @s artistas da palavra, aquel@s que vagueiam as profundezas do ser, da natureza e da vida.

Parabéns a@s poet@s amapaenses, pelo que falam e pelo que escrevem com o coração. Em especial vai um abraço ao grande Joãosinho Gomes que coincidentemente aniversariou na quarta-feira, dia 20 de outubro, Dia d@ Poet@.

GUIANA FRANCESA

131020105208pintoQuem se prepara para viajar e morar em Caiena por 18 meses é o professor doutor Manoel Pinto. Vai dar continuidade à sua pesquisa na área de migração internacional na região de fronteira. Além do francês prepara-se para aprender o tak-takí, idioma largamente falado no Suriname, principalmente nas áreas de recentes conflitos onde centenas de garimpeiros brasileiros exploram ouro.

No projeto consta a realização do seu pós-doc pela Universidade de Cayenne e a formação de grupos de estudo sobre essa vasta região tão pouco estudada, que é vista como um verdadeiro manancial para pesquisas sociais.

BALA

181020105252O deputado reeleito Bala Rocha está com uma série de projetos para ajudar a UNIFAP com emendas parlamentares. Depois do sucesso do curso de medicina e da UMAP, agora parte para a implantação da Universidade da Floresta e para a ampliação do CPV Negros - curso pré-vestibular para afro-descendentes e pessoas em estado de hipossuficiência financeira (economicamente carentes), que deverá funcionar em todos os municípios amapaenses onde haja campus da UNIFAP.

DOR DE CABEÇA

manoel sobralPrestes a se aposentar do governo, o dublê de professor e cantor Manoel Sobral encontrou com uma professora que conheceu quando dirigia o CCA. Ela lhe lembrou que certo dia chegou com ele e lhe disse: - Diretor, eu estou com muita dor de cabeça, preciso ir pra casa. Sem se abalar ele falou a ela: - Professora, é sinal que a senhora tem cabeça. Vá pra sua sala dar sua aula.

ZUNIDOR

A SECULT já abriu as inscrições para os artistas que pretendem trabalhar na Expofeira Agropecuária, que ocorrerá de 12 a 21 de novembro. Elas vão até o dia 30.10.

O Sindicato dos Docentes da UNIFAP realizou assembléia na quarta-feira passada para discutir a carreira. Participou ontem do ato do ANDES, em Brasília, em defesa da categoria no Brasil.

161020105245 primosQuem chegou para ficar em Macapá e rever filhos e netos foram os meus primos Antonio Salgado e Emanuel Vieira. Fizeram um descanso após uma viagem de 28 dias de barco pelo Baixo-Amazonas. Os dois fazem essa viagem há uma década, todos os anos.

121020105195leleoMeu neto Leonardo já sabe pescar de caniço.

Muitos professores e intelectuais reconhecidos, de diversas universidades brasileiras, assinam manifestos denunciando as ações de Serra na USP e em outras universidades paulistas, quando foi governador. Do mesmo jeito que FHC, o homem quer acabar com as universidades públicas.

081020105150 poeta serraSerra mesmo só o Serra poeta e a Serra do Navio.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Um comentário:

  1. Perfeito,Amigo Fernando,realmente Serra só o Poeta e a nossa do Navio,este serra que encerra é só para amigos do mickey,este Biltre "sulista"que com uma bolinha de papel faz um drama de -5 categoria,alem do que serra,serrinha ou similares lembram tortura,o fazer sofrer por sofrer. sem absolutismos ou salvadores da Patria,mas sem serra. forte amplexo.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.