domingo, 10 de outubro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 08.10.10

CÍRIO 2010

cirio de nazaré 2010 macapá O mês de outubro, época do Círio de Nazaré é um tempo de comunhão pela alegria de louvarmos a Virgem protetora de tod@s @s amazônidas, mas também é um tempo de reflexão sobre nossas ações voltadas para o meio ambiente, para a cultura e, sobretudo para a política. Os desdobramentos decorrentes de nossos atos e pensamentos em relação ao futuro certamente vão contribuir para o que queremos (e até para o que não esperamos) para as gerações futuras.

E o que queremos é tão simples. Cada um de nós pode fazer no seu dia-a-dia, no trabalho ou em casa, uma simples verificação do que realiza, às vezes sem pensar, pois tod@s nós somos treinados para pensar, embora relaxemos na prática de meditar sobre o mundo. Mas as crianças, com certeza estarão nos observando, nos reconduzindo ao caminho do que precisamos aprender mais, para podermos respeitá-las e, assim, respeitar o nosso futuro comum.

CÍRIO 2010 DOIS

nazica Neste domingo ensolarado desejo a tod@s @s leitor@s da coluna um excelente Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Padroeira da Amazônia, para que possam alcançar as graças solicitadas à sua poderosa energia.

Que a fé de tod@s seja coroada pela luz da Padroeira, e que ela cubra e proteja com seu manto sagrado nossos familiares e amigos. Tenham um feliz Círio.

NOSTALGIA

foto fernando_grupo escolar Às vezes uma fotografia parece congelar a memória. De repente recebo da professora Cacilda Barreto, pelas mãos da sua irmã Marilé, uma foto em preto-e-branco da minha turma da terceira série primário do G.E. Barão do Rio Branco, de 1964, tirada na frente da escola, uma das poucas que ainda resiste com seu nome original, em Macapá.

Colegas que não existem mais, uns que foram embora e outros que privam de minha amizade até hoje, estão nessa imagem que diz muita coisa. Ao lado da professora Cacilda estão Alfredo, Eládio Uchôa, Pedro Balieiro, Emanuel, Mario Rodrigues, João Bosco, Zé Maria, Ribamar, Ana Lúcia, Nazaré e mais. Eu sou o moleque dentuço e de cabelo escorrido da segunda fila

FEIRAS

A sede do Sebrae, em Macapá, abrigará no período de 23 a 27 de outubro quatro grandes eventos: a Feira Multisetorial, o Festival gastronômico Amapá Sabor, o Encontro Nacional da Abrasel ( Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a Primeira Semana da Beleza.

O Objetivo dos eventos é fomentar e possibilitar aos mais diversos micro e pequenas empresários amapaenses, oportunidade de divulgação e comercialização de produtos e serviços. A perspectiva é uma geração de mais de mil empregos entre diretos e indiretos, por meio de contratações e licitações realizadas para a montagem da feira. A abertura será no dia 23, às 19h00 no auditório do Sebrae. Inf: denysequintas@ap.sebrae.com.br .

22 MIL PRETENDENTES

 ueap A primeira fase do vestibular da UEAP, a ser realizada no dia 14 de novembro, será disputada por 22.407 candidatos aos cursos de graduação oferecidos nas áreas de engenharia, licenciatura e tecnologia para apenas 550 vagas.

O curso mais concorrido é o de Pedagogia, com 72 candidatos por vaga. E o período de entrega do cartão de confirmação, local de prova e outros detalhes podem ser obtidos no site www.ueap.edu.br/vestibular .

ARTESANATO

O Amapá participa da feira Internacional de Cayenne que vai acontecer a partir de hoje até domingo na capital da Guiana Francesa.

Os produtos que serão expostos por lá (serão 100 peças para venda) são de origem da Associação das Louceiras do Maruanum, Associação Maracá e Cunani e Associação Arte e Raiz. As peças também fazem parte de uma ação do projeto “Amapá Feito à Mão”, que trabalha com linha de souvenirs.

DEPOIS DAS ELEIÇÕES

Terminadas as eleições agora é partir para um tempo novo. O resultado mostrou que o Amapá quer basicamente mudança. Mas mostrou também um quadro contraditório, cheio de nuanças esquisitas devido, talvez, aos acontecimentos que culminaram com as prisões de políticos da operação “mãos limpas” da PF.

Ainda bem que houve esse evento. É tempo de restaurar a dignidade amapaense que foi ultrajada nessa operação, não por ela, mas pelas ações dos maus políticos que nos governaram e ainda nos governam. Agora devemos esperar um bom resultado no segundo turno para o executivo, não antes sem limparmos tudo, “até onde o sabão não lava”, já dizia o Zé Ramos.

ZUNIDOR

Dia de eleição é sinônimo de encontro com velhos amigos. Gente que a gente só vê de dois em dois anos na velha seção eleitoral ou, no mínimo, no dia de finados e no Círio. Mas com muita festa e alegria do reencontro.

A Universidade Federal do Mato Grosso está com um edital aberto para o curso de Educação Musical: www.ufmt.br/.

Vasquinho Nada como um bate papo com o velho amigo Vasquinho, lá no Laguinho.

incendio Um incêndio na mata de cerrado do aeroporto internacional assustou os moradores do fim da Raimundo Álvares na terça-feira passada.

Ronaldo do Abreu já está rodando o samba enredo da Piratas Estilizados, que homenageará seu bar. A autoria é de Ângelo do Cavaco, Nivito Guedes e Robson do Cavaco.

Meus parabéns ao Caxias, Carlos Lobato e equipe, que cobriram com competência e isenção as eleições do dia 03 por quase quinze horas, sem descanso, na Rádio Cidade FM. Muita gente só foi ver TV depois da cobertura. Um trabalho de fôlego que teve uma audiência fora do comum.

Vicente Cruz, já recuperado do processo eletivo em que submeteu seu nome, recomeça suas atividades.

De 17 a 21 de outubro ocorre o I Congresso de Dialetologia e Sociolinguística, em São Luís do Maranhão. Inf: www.alima.ufma.br .

Aqui vai um beijão aos meu netos, afilhados e sobrinho neste dia das Crianças.

Hoje à noite tem samba e pagode no Mercado Central. E happy hour da Elza na piscina do Macapá Hotel.

Inderê. Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.