sexta-feira, 1 de outubro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

CD DO SAMBA 2011

A Liga das Escolas de Samba do Amapá vai realizar a gravação do CD das suas associadas em sucessivos shows ao vivo no sambódromo.

O objetivo da nova diretoria da Liesa é angariar recursos financeiros para que as escolas possam fazer um belo desfile em 2011. Os nove shows previstos no projeto terão atrações musicais conhecidas e a presença das torcidas de cada escola, que será superimportante para o empreendimento. Taí uma ideia legal que pode dar auto-sustentação ao nosso carnaval e diminuir a dependência dos governos.

MÚSICA CLÁSSICA

PRÊMIO CIRCUITO FUNARTE DE MÚSICA CLÁSSICA Hoje acontece uma oportunidade rara para os amantes da música erudita. O pianista mineiro André Carrara e o tubista paraense Wilthon Matos se apresentam hoje, às 19h00 no Teatro das Bacabeiras e amanhã na Escola de Música Walkíria Lima.

A apresentação faz parte do Projeto Concertos Tuba Brasil, contemplado com o Prêmio Funarte Circuito de Música Clássica 2010. Entrada franca. Informações: www.tubabrasil.blogspot.com .

CURUPIRA

Raul Tabajara_pe_curupira O coordenador técnico do Censo 2010 do IBGE, Raul Tabajara, sofreu um acidente de moto na semana passada e passou por uma delicada intervenção cirúrgica nesta segunda-feira. Ia de carona na moto do irmão e quebrou o tornozelo. De acordo com ele mesmo, se sentiu o próprio Curupira, com o pé virado para trás. Já foi operado e está se recuperando em casa, com sete parafusos no pé esquerdo.

Quase todos os dias quando vou ou quando volto do trabalho vejo uma moto caída, entre os bairros de Santa Rita e Universidade. Esse tipo de acidente até já faz parte da paisagem urbana e do cotidiano macapaense. Em Macapá o que não falta é motoqueiro “barbeiro” e irresponsável no trânsito.

A “CANTORIA” EM LIVRO ILUSTRADO

LPorto O festejado artista plástico e professor de desenho na Escola de Artes Cândido Portinari, Luiz Porto, está fazendo as ilustrações do livro “Piratuba, a cantoria do Lago”, que escrevi sobre o compositor Osmar Jr. Porto também é o responsável pelo projeto gráfico e pela sua formatação.

O livro faz parte do projeto do mesmo nome que envolve mais três produtos – CD, DVD e Home Page – coordenado pela produtora “Sônia Canto Produções”, e que deverá estar nas lojas no início do ano que vem.

SAMBA-ENREDO

Ficou uma maravilha o samba-enredo dos Boêmios do Laguinho para o carnaval do ano que vem. Novamente Ademir do Cavaco e Vicente Cruz trabalharam em parceria, mas desta vez com mais um profissional do samba do Rio, o também puxador de samba Quinho do Salgueiro.

O enredo da escola “Laguinho África minha: cantos e revoadas de dois poetas geniais”, vai homenagear uma dupla de artistas do bairro moreno, pela sua contribuição à literatura e à música amapaense.

CENSO 2010

haroldocanto As pesquisas do Censo que vêm sendo feito no estado já estão com aproximadamente 90% concluídas. Segundo Haroldo Canto, Diretor do IBGE local, o prazo para encerramento é até o final de outubro, mas espera que tudo esteja pronto antes do dia 15.

Haroldo disse à coluna que este ano 77 países estão realizando seus censos populacionais, sendo que o IBGE está fazendo o de um país da África, e há tempos exporta tecnologia para outros de diversos continentes.

OLIVAR CUNHA

olivarcunha Foi transferida para o ano que vem a exposição do pintor amapaense Olivar Cunha, que seria realizada em novembro em uma galeria em Brasília.

O. Cunha vive atualmente em Vitória-ES, onde faz seus trabalhos artísticos e restaurações de imagens, telas e objetos diversificados, tendo, inclusive, restaurado uma igreja no interior daquele estado.

Há alguns anos ausentes da terrinha, pretende organizar uma exposição em dezembro, quando virá entregar umas encomendas para colecionadores locais.

BULE DO SEU BIL

O seu Bil, que só o Luiz Tadeu Magalhães sabe o nome (Diz-que era Severino Aquilino de Aquino), tinha um comércio e uma igreja protestante em frente á sede dos escoteiros do Laguinho. Avesso a banco, guardava todo o dinheiro dentro de um bule esmaltado. Mas só ele sabia. Um dia deixou a sua mulher tomando conta do negócio e um arguto comprador ficou encantado pelo dito cujo que estava num cantinho empoeirado e com teias de aranha para não dar mancada, e o comprou. Quando o seu Bil chegou a mulher foi logo lhe passando a novidade: - Vendi aquele bule velho, disse. – O quê!!. O seu Bil quase desmaiou. Dizem que passou anos para saber quem foi o comprador esperto.

ZUNIDOR

osmarjr Hoje quem toca no Rod’s Bar é Osmar Jr. Com o show “Acústico no Bar do Abreu”, título dos recém-lançados CD e DVD. Em novembro se apresenta no Malocão do SESI.

Savino_Zulma assacuzeiro_araxá
Savino e Professora Zulma Assacuzeiro no Araxá.

Aposentado pra valer e agora só comandando “A Banda”, José Figueiredo de Souza visita sempre o “Assacuzeiro do Savino”, árvore que adotou na praia do Araxá na década de 60, quando pagava para entrar no bosque e na praia, vindo dos bares “Xiri Molhado” e “Último Gole”.

A AMCAP reuniu seus associados para mostrar o projeto de gravação do segundo DVD da Música Amapaense, que será feito ainda este ano. Os cantores e grupos têm prazo até hoje à noite para apresentarem suas propostas musicais para a feitura do show e do produto.

Nesta segunda, 04 de outubro, recomeça o programa Movimento em Ação do radialista Heraldo Almeida, com a produção de Cláudio Rogério.

Setores da UNIFAP já começam a se mexer para fazer o Festival Universitário da Canção há tempos sem ser realizado pela instituição. Os festivais anteriores revelaram muita gente boa que até hoje orgulham nossa música.

Recebi com grande prazer o livro “O Avesso do Espantalho”, (Scortecci, S. Paulo, 2010) do poeta-médico Luiz Jorge Ferreira, que há muito tempo está radicado em São Paulo.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.