segunda-feira, 29 de março de 2010

BRASIL 500 PÁSSAROS

BIGUÁ OU MERGULHÃO (Phalacrocorax brasilianus)

Os mergulhões da capa do livro Adoradores do Sol (foto de Geórgia Marques) fazem parte do cotidiano de quem passa na frente da cidade. Eles ficam ali sobre as traves dos campos do futelama, no barro do mangue batido pelas marés do rio Amazonas.

Esses pássaros que penetram no fundo das águas para tirar seu sustento são os verdadeiros adoradores da energia imantada pelo astro-rei, seja em tempos de equinócios ou de solstícios, de chuva ou de vento. Absorvem a luz e se enamoram do dia até o pôr-do-sol, quando voam em bandos para o seu viveiro nas copas das árvores do Curiaú. A eles, que enfeitam a paisagem elegantemente, como diria o poeta amazônico Luiz Jorge Ferreira, a minha eterna gratidão por fazerem meus olhos contemplarem essa beleza cênica que a natureza deu aos habitantes de Macapá.

  megulhoes1 Comprimento: 70 cm; Peso: em torno de 1,3 kg.

Presente em todo o Brasil e desde o sul dos Estados Unidos até a extremidade da América do Sul. Habita as beiradas de lagos a água doce, rios estuários e ilhas próximas à costa. Nada bem, impulsionada por membranas natatórias nos pés, alimentando-se de peixes e camarões de água doce. Faz ninho sobre as arvores em matas alagadas, às vezes entre colônias de garças, pondo cerca de 6 ovos pequenos, de cor azul claro e cobertos por uma crosta calcária. O período de incubação dura em torno de 24 dias. Ave social, freqüentemente observada em grandes bandos, voando baixo, a pouca distancia da água, agrupados em linha ou em formações em v. em algumas regiões da Amazônia são encontradas concentrações de milhares indivíduos. Como no lago Mamirauá, no Amazonas. Percorre grandes distâncias: foram encontrados no Rio Grande do Sul (Lagoa dos Patos) indivíduos anilhados na Argentina, a 1400 km de distância. Conhecido também como biguá-uma, mergulhão, imbua (Baixada Fluminense), pata-d’agua (Recôncavo Baiano), corvo marinho e miuá (Amazonas). O nome deriva do tupi, mby=pé+guá=redondo.

2 comentários:

  1. FERNANDO!- QUERO ACREDITAR E ACREDITO QUE OS BIGUAS POUSANDO A POSE.
    A FOTOGRAFA(GEORGIA MARQUES)E A FELICIDADE DELA NO MOMENTO DO ENQUADRAMENTO DA FOTO. E SEUS TEXTOS HOMONIMOS DO BELO.QUE SÃO TAMBÉM FOTOGRAFIAS PRESENTES NO LIVRO AMBOS SE HARMONIZAM.SOBRA MEU OLHAR BISSEXTO SOBRE ESTE MOMENTO.UMA COINCIDENCIA SEM COINCIDENCIA.
    ABRAÇOS LUIZ JORGE(OBRIGADO POR ESTAR NO TEXTO)

    ResponderExcluir
  2. Quanta sensibilidade, você possui Fernando, ao fotografar essas lindas criaturinhas e inspirar-se através delas, no título de sua mais nova criação. Às vezes eu fico me questinando, quem você é? E respondo para mim mesma, que Você deve ser, um espírito muito evoluído, que está de passagem por aqui para semear, bondade,sapiência, esperanças de um porvir de dias mais felizes. Através da imagem "Adoradores do Sol", você emite uma mensagem aos homens de que é possível de se viver em harmonia com a natureza, sem danificá-la. A natureza é tão bela, tão indefesa, porém, quando ela percebe que está tão ameaçada, ela dá o troco!!!...E o resultado são essas catástrofes pelo mundo todo. Não sei se você concorda comigo. Maria Ferreira

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.