Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira, 19/03/10
ELEIÇÕES PARA REITOR
Em reunião realizada no dia 15 de março, o Conselho Universitário, da UNIFAP aprovou o Regimento Eleitoral que vai orientar a escolha do novo reitor para o interstício 2010-2014. A equação matemática que vai apurar os votos será a da paridade quantitativa, com 33% para os três segmentos, ressalvando-se a proporcionalidade.
As inscrições das chapas ficaram abertas até o dia 17 e o pleito (consulta prévia) será no dia 14 de abril. Até o fechamento da coluna apenas duas chapas pretendiam se inscrever: a do atual reitor, professor José Carlos Tavares e a do professor Adalberto Carneiro
CONFERÊNCIA DE CULTURA
O universitário multimídia Paulo Zab, do projeto Pró-Estudante Cultura da UNIFAP, participou recentemente em Brasília como delegado do Estado do Amapá na Conferência Nacional de Cultura, onde foram discutidos cinco grandes eixos temáticos, entre os quais Cultura e Universidade e Cultura, Cidade e Cidadania.
No debate também entrou a questão da PEC-150, pois, segundo o presidente Lula, a cultura é uma das vertentes que vai receber o fundo social do pré-sal. Uma proposta interessante, de acordo com Zab, é a de número 187, que trata do custo amazônico sobre preços de produtos culturais e transportes. Para ele, a Amazônia merece um trato melhor devido à distância e a dificuldade histórica de transportes e de intercâmbio no setor.
C&T E INOVAÇÃO
Acontece até hoje a 2ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Belém, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O tema debatido é: Política de Estado para o Desenvolvimento Sustentável, sob a coordenação do CONFAP, CONSECTI e Ministério da C&T.
No Amapá pouco ou quase nada se fala dessa área tão importante para o desenvolvimento social, principalmente sobre as inovações na sociedade, nas empresas e pesquisa e desenvolvimento em áreas estratégicas. Se os avanços existem não são divulgados.
SEMANA DAS ÁGUAS
Prossegue até segunda-feira a “Semana da Água”, projeto do deputado Joel B anha que instituiu no âmbito das escolas de ensino médio e fundamental esse evento, que tem por objetivo nortear os estudantes quanto aos métodos de preservação e conscientização das pessoas sobre a importância dos rios e mananciais aquáticos da Amazônia.
A lei dá autonomia às escolas para realizarem palestras, debates e cursos, além de exibição de filmes, montagens de peças teatrais e concursos literários relacionados ao tema. A “Semana” já faz parte do calendário anual das escolas e todas vêm fazendo trabalhos de grande aceitação pelos estudantes. (Foto: Fernando Canto. Visão privilegiada do Rio Pedreira.)
CONCURSO DE CONTOS
A Associação dos Magistrados do Amapá vai promover o seu primeiro concurso de contos, com o objetivo de incentivar a produção literária dos seus associados.
Os interessados em participar deverão ainda esperar a divulgação do regulamento para breve, pois nele obviamente estarão os detalhes da premiação, período de inscrição, quantidade de laudas por conto, etc. Mas pode-se adiantar que cada concorrente poderá participar com até três contos inéditos.
A idéia do concurso é do juiz e escritor Rui Guilherme autor de “O Velho”, seu mais recente livro, publicado pela Scortecci.
ORLANDO CARNEIRO
Depois de alguns anos sem contato eis que encontro meu amigo e escritor paraense Orlando Carneiro em um site. Com ele e o jornalista e escritor Ronaldo Bandeira fizemos a “Nossa Tribo”, um hermético clube literário em Belém, no início dos anos 90.
Agora Orlando se prepara para lançar dois livros. O primeiro se chama “+1? O Churrasco Descomplicado – Aventuras Gastronômicas de um Amador Palpiteiro” e “Canto de Página II”. Segundo Orlando, “o primeiro é uma grande e séria brincadeira que ensina a fazer churrasco, pirão com ovos escaldados, ensina que rabo também se come e que é excelente com manteiga; a importância do dedo e da língua; que a língua tem que ser no ponto ou bem passada, até porque ninguém gosta de língua mal passada, coisas assim. O segundo traz 25 crônicas e contos publicados em jornais”. (Na foto: Orlando Carneiro, Ronaldo Bandeira e eu em um dos encontros da “Nossa Tribo”, no Bar Chamego, em Belém.)
ZUNIDOR
Hoje é dia de São José, nosso padroeiro. Que ele continue derramando suas bênçãos sobre o povo amapaense.
Continuam abertas e valendo as inscrições para a 7ª Edição do Prêmio Clarival do Prado Valadares 2010 – Patrocínio de Pesquisa Histórica Inédita e Publicação de Livro. Informações: www.odebrecht.com
Projeto do Curso de Comunicação da UNIFAP em andamento. O Processo Seletivo será realizado este ano. Um ano antes do previsto pelo REUNI. Serão ofertadas cinqüenta vagas para a primeira turma de 2011. No processo de implantação obviamente serão realizados concursos para professores da área.
Será no dia 30 o esperado show da cantora Rebecca, no SESC Centro. Será que vai começar na hora?
A XXIV edição do Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq, que traz o tema “Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro” teve as inscrições prorrogadas até o dia 30 de junho de 2010. Informações: www.jovemcientista.cnpq.br
De 29 de agosto a 01 de setembro, em São Carlos – SP, ocorrerá o SILACC 2010m – Simpósio Ibero-Americano de Cidade e Cultura. 03, com o tema “Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas”. Site: www.arquitetura.eesc.usp.br/silacc2010
Dia 30, às 19h00, no Monumento Marco Zero do Equador será finalmente lançado o livro “Adoradores do Sol” de minha autoria. Traz crônicas e artigos publicados em jornais daqui.
Inderê! Volto zunindo na sexta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por emitir sua opinião.