domingo, 14 de março de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal “A Gazeta” de sexta-feira 12.03.10

PROFESSOR TEMPORÁRIO

A UEAP inscreve até hoje os interessados nas oito vagas de professor temporário daquela instituição. As vagas disponíveis estão nas áreas de língua espanhola e literaturas afins, engenharia de produção, gestão ambiental, aquicultura e didática.

Os candidatos que se inscreverem participarão de uma única etapa: a de avaliação de títulos para especialistas, mestres e doutores, o chamado processo de seleção simplificado. A taxa é de R$70, 00 e a inscrição pode ser feita na Pró-Reitoria de Graduação.

CONFERÊNCIA DE CIÊNCIAS

Hoje será realizada a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Informação, um evento que quase passa despercebido por falta de divulgação, apesar de sua importância para a pesquisa e para o conhecimento científico de nosso Estado.

A Conferência é uma realização da Rede de Pesquisa do Estado do Amapá, formada pela UNIFAP, Embrapa, IEPA e UEAP, que visa discutir a C&T no Estado, suas dificuldades e potencialidades, bem como as estratégias para os próximos anos. Os trabalhos dos grupos serão apresentados em Belém nos dias 18 e 19 de março na Conferência Regional. Vai ser realizado no Centro de Estudos da Amazônia, prédio que fica por trás do centro de pós- graduação, próximo à Rádio e TV Universitária, no campus Marco Zero da UNFAP.

SESC ATRASA SHOW

ana_martelMuita gente saiu sem assistir ao show da excelente cantora amapaense Ana Martel na terça-feira, no SESC  Centro. A proposta do velho “Projeto Botequim” em iniciar sempre às 21h00 parece ter sido deixada de lado, pois sempre os shows agendados começam com mais de duas horas de atraso, como nesse caso.

Não é a primeira vez que ouço reclamarem do atraso, por se tratar de um dia do início da semana e as pessoas terem que trabalhar no dia seguinte. Parece que o atraso é proposital e que querem é mesmo vender bebida. Ora, depois dizem que não são prestigiados.

ARQUEOLOGIA DA AMAZÔNIA

Ocorreu na quarta-feira a cerimônia de lançamento do curso de especialização em Patrimônio Arqueológico da Amazônia. O curso da UEAP vai funcionar com a parceria do IEPA, que há tempos desenvolve estudos arqueológicos no Estado, a Superintendência Regional do IPHAN/AP, ligada ao MINC e o Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo da Comarca de Macapá.

Um curso desses estava mais do que na hora para formar profissionais que possam estudar nossas origens. E elas estão até mesmo à flor da terra (em forma urnas e outros artefatos indígenas) à espera de interpretação científica nos milhares de sítios arqueológicos encontrados em toda a área do Estado. Direcionem os estudos para o rio Matapi e verão.

RESULTADO

Hoje, por determinação judicial, abrirão os envelopes que faltam para completar a pontuação das escolas do grupo especial do carnaval.

Pelo que tudo indica vai ter ainda muita confusão com o resultado que, se der Piratas da Batucada já vem com a acusação de fraude por compra de jurados. Muita água suja ainda vai rolar embaixo da ponte do copala. Heraldo Almeida e outros escudeiros dos Boêmios do Laguinho estão de olho. Vamos conferir.

ZUNIDOR

Vem por aí o I Festival de Chorinho do Amapá.

Professor Manoel Pinto, da UNIFAP ganhou bolsa do Governo Francês para cursar seu pós-doutorado na Guiana Francesa. Vai em dezembro.

Professor Jadson Porto, que chegou recentemente de Portugal informa que de 19 a 23 de abril estarão abertas as inscrições para firmação de acordo técnico entre a Universidade de Lisboa e instituições brasileiras de Arquitetura, de língua portuguesa.

lolito_helida_fcanto O blog da Hélida Pennafort está sempre cheio de novidades. (Foto: Lolito do Bandolin,

oneide bastos nair_2

Pessoal dos Cometas em peso no show em homenagem a Sebastião Mont’Alverne.Tia Nair e Oneide Bastos como sempre dão show.

Fortaleza de São José iniciou vasta programação para comemorar os 228 anos de fundação. Exposições, projeções de filmes e palestras marcam os eventos.

nonato_paracy Nonato Leal, sua esposa Paracy e família estão sempre prestigiando os acontecimentos musicais da cidade com suas simpáticas presenças.

O MINTEG disponibilizou ao Banco de Objetos Educacionais do MEC o programa digital desenvolvido pelo professor Rafael Pontes Lima que trabalha com a síndrome de Dow.

Fernando_Marlucio Serrano Quem esteve em Macapá foi o empresário Marlúcio Serrano.

carlos orlando_fernando Carlos Orlando, advogado e escritor prepara lançamento de novo livro de literatura de cordel.

Deusdeth Nessas itinerâncias por aí encontro o veterano baterista Deusdeth Barbosa, irmão do Píndaro, que tocou nos Mocambos e no Embalo 7, na década de 70.

ze antonio japones Zé Antonio, o Japonês não abre mão de usar camisas da griffe da Tica Lemos.

Muito bom o espetáculo da Marilene Azevedo no Carinhoso.

Será no dia 30 de março o lançamento do livro “Adoradores do Sol”. No monumento Marco Zero do Equador.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.