Publicada no jornal “A Gazeta”, de 24/12/2009
MANOBRA DE VALSALSA
Quem viaja de avião por esta época de inverno está sempre sujeito ao sobe e desce das turbulências e de forças acelerativas diferentes da força da gravidade. Mas é na descida que o corpo sofre mais.
Aquele friozinho na barriga, segundo o dr. Demerato, da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, se dá porque quanto maior é a intensidade e o tempo de aceleração, maiores são os efeitos, que podem ir desde alterações visuais, arritmias cardíacas até aerocinetose, que é o enjoo causado pelo movimento.
Para diminuir os sintomas, principalmente na descida, deve-se utilizar a Manobra de Valsalsa, ou seja, tampar o nariz com os dedos e forçar a expulsão do ar pela tuba auditiva, equilibrando a pressão da cabine com o corpo.
MORTE DO POETA
O poeta Rui Lobato nos deixou para sempre na última segunda-feira, dia 21 de dezembro. Há exatamente um mês Rui completara 51 anos e há alguns anos vinha fazendo tratamento contra a esquizofrenia.
Iniciou sua carreira musical sob a orientação de Mestre Oscar e depois com Walquíria Lima e Nonato Leal. Aos nove anos iniciou seu universo poético. Escreveu artigos em vários jornais locais, venceu festivais de música e pertenceu ao Grupo Troama, grupo que fundou e foi editor e redator do seu jornal informativo. Seu primeiro livro publicado foi “Campos Mortos Vivos”, de 1984.
TEIA CULTURAL
O monumento Marco Zero do Equador foi pequeno dia 21 para abrigar artistas de todos os segmentos que foram assistir ao lançamento do projeto Teia Cultural da Secult.
O projeto “contempla ações de difusão para o estímulo à formação de plateia e à capacitação, visando o fortalecimento de diversificadas formas de expressão artistico-cultural”.
Dezenas de artistas foram contemplados no edital, que também “consiste em promover ações aos bairros afastados do centro das cidades de Macapá e Santana, carentes deste tipo de atendimento”. O custo operacional do Teia vai pra mais de 1 milhão de reais, emenda parlamentar do deputado federal Evandro Milhomen.
PLANALTO CENTRAL
Independentemente da minha participação na Confecom, em Brasília, que para muitos observadores foi um fiasco pela desorganização e impossibilidade de realização de centenas de propostas utópicas, fiz visitas seguidas nas instalações da Empresa Brasil de Comunicações – EBC.
A EBC é a empresa que substituiu a Radiobras e que agora realiza todos os programas de rádio e TV do Governo Federal, inclusive os das Universidades. Entre os que conheci estavam o engenheiro Toshihiro e o apresentador do programa “Rádio Nacional Amazônia”, Ailton Medeiros.
PLANALTO CENTRAL 2
Encontrei com os escritores amapaenses Ray Cunha e José Edson dos Santos, amigos de longa data. Muita conversa e chopp para diminuir a saudade. Ray publicou recentemente o livro “O Casulo Exposto” pela L.G.E. e Edson pode ser visto na antologia “Deste Planalto Central – Poetas de Brasília (Câmara do Livro do Distrito Federal-2008). E os dois constam da coletânea ”Todas as Gerações – O conto brasiliense contemporâneo”(L.G.E. Brasília, 2006), onde também aparecem contistas como Ronaldo Costa Couto, José Sarney e Cristovam Buarque.
PREGADOR
Quem vai à Feira do Pescado aos sábados pode encontrar o ex-deputado estadual e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Costa Rica, Maurício, fazendo a sua pregação evangélica.
Humilde e sábio como um bom teólogo e pastor, Maurício faz o seu trabalho e depois pede desculpas pela “poluição sonora”. Em seguida desmonta a caixa de som e o microfone e vai embora. Na realidade ele não polui nada e faz a diferença de outros pastores que até agridem os ouvidos dos passantes.
FAMÍLIA RAMOS
Muito contente com a homenagem que os Piratas Estilizados farão aos velhos patriarcas Alceu e Joaquina, a família Ramos retribuiu gentilmente os brincantes da escola em uma ação para angariar fundos para o desfile. O evento aconteceu em frente à velha casa da família na Avenida Coriolano Jucá no domingo passado. Rolou, como era de se esperar, muito samba e muita gelada.
ZUNIDOR
A coluna deseja um Natal Feliz a todos os seus leitores e votos de muita paz e sucesso com suas famílias.
Encontrei em Brasília a professora de violoncelo da Escola de Música do DF, a amapaense Ana Amoras. No pedaço também estava o maestro Joaquim França, que vem passar as férias de janeiro em Macapá.
Parabéns ao amigo Emanoel Oliveira pelo seu aniversário.
Quem também mudou de idade foi o professor Tavares, reitor da UNIFAP, dia 22.
O grupo de teatro Marco Zero apresentou pela 8ª vez consecutiva a peça “O Auto do Menestrel”, de minha autoria, em frente ao teatro das Bacabeiras. Foto: Paulo Gil, primeira apresentação em 2001.
Parabéns ao Joãozinho Gomes e ao Enrico Di Micelli pelo desempenho musical neste ano.
Foi bacana o Reveillon do Abreu. Só o Prego, o Roberto Souza e o Haroldo Vitor somam mais de 200 anos.
Enfim foi Inaugurada a iluminação do Eduardo Canto. Isadora Canto, sua filha, estava produzida para a “balada”.
Muito bom o show de encerramento da escola do Clube do Choro de Brasília, dirigida pelo clarinetista e saxofonista Fernando Machado, que já esteve em Macapá ministrando Cursos.
“Adoradores do Sol” vem aí. * Inderê. Volto Zunindo na Sexta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por emitir sua opinião.