Uma platéia atenta, assistiu à apresentação.
Banca Examinadora: Prof. Dra. Rosa Acevedo, Prof. Dr. Yurgel Caldas e Prof. Dr. José Alberto Tostes.Ultrapassados todos os percalços de infraestrutura, consegui finalmente submeter à Banca Examinadora minha dissertação ao mestrado em Desenvolvimento Regional.
Agradeço aos professores doutores Rosa Acevedo Marín, José Alberto Tostes e Yurgel Pantoja Caldas (meu orientador), pelos comentários, pelo incentivo, enfim, pela apreciação de um trabalho que foi eivado de sentimentos que me levaram ao confronto com as memórias sobre a Fortaleza.
A seguir publico o resumo do trabalho:
RESUMO
Todo o processo de construção da Fortaleza de São Jose de Macapá foi documentado por meio de cartas e relatórios dos seus construtores, no século XVIII. Este trabalho analisa os diferentes gêneros discursivos e literários nos documentos pesquisados, que são elementos de um romance não-escrito. A pesquisa também reflete sobre a história e a dinâmica do espaço urbano da fortificação, procurando contribuir para a compreensão da identidade local, a partir da apropriação da imagem da Fortaleza pelas instituições públicas e privadas, que fica implícita nos diversos discursos que permeiam a relação entre ela e a cidade, entre o seu topos e a sociedade. O rio Amazonas simboliza o tempo dessa relação. E a Fortaleza – gênese da cidade e sua representação simbólica – está presente nas diversas manifestações discursivas realizadas por poetas, escritores, artistas, comunicadores e políticos contemporâneos.
PARABENS BROTHER. GALGAR DEGRAUS COM GALHARDIA PARECE SER O SINONIMO DE FERNANDO CANTO.
ResponderExcluirUM ORGULHOSO ABRAÇO.
LUIZ JORGE.
parabéns Fernando por mais esta importante contribuição, para o acervo acad~emico, para a cultura e História de nosso Estado. Que venha o livro do TCC, já quero ler!
ResponderExcluirParabéns amigo,por mais esta conquista,MESTRE!com muito orgulho, você é 10. É impressionante o encaixe que você faz para conduzir a sua vida. Você vive uma polaridade fugidia no que concerne a essa busca incessante do conhecimento.E é isso que admiro em você, como diz Freire "o homem é um ser inacabado" mas é difícil as pessoas perceberem isso. Mas você, sim, faz da sua vida momentos de grandes trasnformações, na absorção e exteriorização do conhecimento.
ResponderExcluir