terça-feira, 1 de março de 2011

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal  Tribuna Amapaense de 26.02.11

DROGA NO BAILIQUE

mirian A secretária estadual de Educação, Miriam, recebeu uma carta-denúncia de comunitários do Bailique acusando um professor de vender drogas (crack) aos próprios alunos. A denúncia é grave e a carta será entregue para a apuração do Ministério Público Estadual.

Na carta dá para sentir a aflição da denunciante (uma mãe de aluno), que foi tomar satisfação com o “professor”. O “mestre” lhe respondeu que com ele não pega nada porque é parente de um dos policiais que dão “segurança” à ilha.

 DEBATE COM O SENADOR

randolfe A Participação do senador Randolfe Rodrigues no programa Tribuna Independente, pela Rede Vida, com Pedro Simon foi transferido para o dia 15 de março, o tema a ser debatido ficará em torno da reforma política e os movimentos sociais”. A exibição será ao vivo em rede nacional de TV Rede Vida, Brasília, às 22 horas. Em Macapá passa no canal 40.

JULIELE NA AP

juliele_ Após retornar para Macapá onde enfrenta o batente diário como advogada, a cantora Juliele já tem shows agendados para os dias 11 de março e 03 de abril, em Belém.

Ambos serão realizados na sede da sofisticada Assembleia Paraense, fatos que marcarão mais a exitosa carreira da intérprete. Em Macapá ela já prepara o seu novo CD, com arranjos do multiinstrumentista Manoel Cordeiro. Sucesso.

BAILE NO SÃO JOSÉ

bellus_tempos Vai acontecer no dia 4 de março, na sede do São José, no Laguinho, baile carnavalesco “tudo é Carnaval”. O evento começará com música mecânica, a partir das 20h00. Das 22 às 24h00 quem se apresenta é o grupo Sensação do Samba, um dos melhores conjuntos de pagode de Macapá., que vai cantar sambas de enredos dos velhos carnavais. Quem fecha a festa é a banda “Bellus Tempos”, que está contagiando o público com um repertório especial, relembrando os velhos bailes de carnaval de salão. Uma decoração temática está sendo preparada com muito profissionalismo para receber os convidados. Imagem: www.amapadigital.net

AMIGOS TROCAM IDADE (POR OUTRA)

obdiasaraujo_luizjorge_juvenalcanto Fevereiro é um mês de aniversários de muitas pessoas amigas e que estimo bastante. Dia 05 não mandei um “É big!” para o poeta, autor de “Cão Vadio” e “Berro Verde” (entre tantos outros livros), Luiz Jorge Ferreira por mero esquecimento. Nem para o Juvenal, meu irmão, que interpreta as músicas do Grupo Pilão desde que ele foi fundado, em 1975. Mando agora. Ao poeta Obdias Araújo, de “Praça, Pinga, Poesia & Mágoa”, também professor de música para crianças e adolescentes, vão os meus votos de sucesso.

PEDRO RAMOS

pedro ramos O contador Pedro Ramos, que ficou mais velho no dia 18, é desses amigos necessários. Incorrigível polêmico do carnaval comemorou a idade com um som tão alto que foi multado pela Secretaria de Meio Ambiente. Foram checar a denúncia com um decibelímetro. Aliás, Pedro Ramos, irmão do cantor Neck e do percussionista Bomba D’água, é o único motorista que conheço que foi multado por excesso de vagareza numa BR.

Pedro mora no Brasil Novo, onde os moradores são alegres e tudo é motivo para fazer festa.

VIOLÊNCIA E MORTE

É de se lamentar a violência se espalhando cada vez mais em Macapá. Pior ainda quando ela é oriunda de pessoas que supostamente foram preparadas para evitar que ela ocorra com frequencia.

Na sexta-feira passada, por pouco não testemunhei a morte de uma moça no Calçadão do Valdir, no Laguinho. Havia acabado de sair do bar quando um ex-marido ciumento chegou e a executou covardemente com três tiros. Horas depois, arrependido se matou.

VIOLÊNCIA E MORTE 2

Até aí seria apenas um crime passional a mais nas estatísticas do crime, não fosse o autor um oficial (tenente) do corpo de bombeiros. No ano passado, depois da decisão do campeonato nacional de futebol um oficial (capitão) da PM também executou um torcedor do Coríntians, numa atitude covarde e por motivo fútil.

Se eles que são oficiais, fizeram treinamento físico e psicológico para comandar, imagina como é o preparo dos seus comandados. E não venham me dizer que eles “são seres humanos”, que “são casos isolados” e outras bobagens mais, que não é bem assim...

ZUNIDOR

Foi ontem o lançamento do livro de fotografias Amazônia, organizado pelo padre Paulo, da paróquia Jesus de Nazaré, no Centro Cultural Jorge Basile. Toda a renda da venda será destinada ao Instituto que apóia pacientes portadores de câncer – o IJOMA. Adquira o seu também.

Parabéns ao Trem Desportivo Clube pela vitória sobre o Náutico, na quarta-feira, no Glicerão. O próximo fase será em Recife.

Depois de mais de vinte anos revi o Célio Paiva, funcionário público com quem trabalhei na SEPLAN na década de 80. Célio foi jogador de futebol e tem um excelente arquivo fotográfico dos times amapaenses de sua época. Nos encontramos no “Bar du Pedro” do Mercado Central, um dos melhores pontos boêmios da cidade.

Mando, ao jeito do J. Nei, um grande abraço ao locutor Edvar Motta, que foi para Belém fazer um check-up. Estamos torcendo pela sua recuperação.

Inderê! Volto zunindo no sábado.

3 comentários:

  1. essa informação sobre o senador Randolfe não procede. A entrevista está confirmada para hoje a noite, 22h, canal 40, programa Tribuna Independente.

    ResponderExcluir
  2. Caro Yan. Ocorre que recebi e-mail do jornalista Elpídio Amanajás (Reg. Prof. MTB 8468), que é Diretor Geral de Produção do programa Tribuna Independente (fone: 61- 81672004) datado do dia 23.02.11., que o programa seria veiculado no dia 15 de março. Por isso publiquei na minha coluna da Tribuna Amapaense do dia 26, que reproduzo nesta blog. Só ontem, dia 01.03.11 recebi outra mensagem com a data correta. Abs.

    ResponderExcluir
  3. BROTHER FERNANDO.
    Abraça todos estes "meninos" que colheram mais uma "flor" no jardim florido de suas existencias- Vide Programa(Carnet Social) de Aniversário da Difusora de Macapá de 50 e 60.
    Mais particularmente ao Pedro Ramos
    um também irmão, desde os primordios tempos de Laguinho, e que nos apresentou entre um violão e outro.E que por Deus, seja muito mais longa, e fertil sua vida.
    Luiz Jorge

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.