segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

COLUNA CANTO DA AMAZÔNIA

Publicada no jornal Tribuna Amapaense em17.12.10

ESTREIA

A partir de hoje estarei com a coluna “Canto da Amazônia” aqui na Tribuna, a convite do jornalista Carlos Lobato. Mais uma experiência nessa labuta em jornais que já dura quase trinta anos, desde que comecei na revista “Observador Amazônico”, de Belém, escrevendo sobre o acidente do barco “Novo Amapá”, e depois no “Jornal do Povo”, do saudoso Haroldo Franco, em Macapá.

Continuarei a relatar notícias e fatos sobre Cultura e Arte, além de levar aos leitores informações semanais sobre a Academia, seus cursos e eventos, e também sobre o que for relevante historicamente para sociedade amapaense.

SINDUFAP REIVINDICA

No último dia 15 ocorreu a reunião coletiva do Sindicato dos Professores com a administração da UNIFAP. Nela foi apresentada uma pauta de reivindicações da classe, inclusive alguns itens emergenciais.

O Sindufap diz que saiu vitorioso da reunião porque a administração da IFES os recebeu e os ouviu. Além disso, houve um número bastante expressivo de alunos e professores participado.

SINDUFAP REIVINDICA 2

Dos itens emergenciais (eleição para diretor de departamento, professor voluntário, termo de ocorrência e segurança no campus), a administração afirmou que a partir de 2011 não existira mais professor voluntário na instituição, serão recolhidos os termos de ocorrência e a Pró-Reitoria de Administração já está providenciando novas medidas para a segurança do campus.

O único impasse se deu em função das eleições para diretores de departamentos, que a administração defende para o prazo de um ano, enquanto o sindicato quer para já. Por entender que nada justifica a figura do diretor pró-tempore.

DETENTOS NO ENEM

Cerca de setenta detentos do IAPEN participaram do Exame nacional do Ensino Médio (ENEM), específico para o sistema prisional do país. As provas foram aplicadas na Escola São José, que funciona dentro da penitenciária, nos dias 15 e 16 ( quarta e quinta-feira).

O exame aumenta a possibilidade dos apenados de concorrerem a vagas disponibilizadas na UNIFAP. Para a diretora da Escola São José, Ana Paula Lima, a participação dos detentos no ENEM demonstra o quanto eles estão dispostos a se ressocializar. Dois deles passaram na primeira fase do processo seletivo da UEAP e aguardam o resultado final.

ÚLTIMO PAGODE

Acontece amanhã na sede do Centro de Cultura Negra o último Pagode Vip do ano, sua 11ª edição, que é sempre realizada por membros da Associação Amigos do Laguinho.

O evento tem a finalidade de auxiliar moradores carentes do Poço do Mato, uma área de invasão em pleno coração do bairro do Laguinho. Nesse dia três grupos vão fazer a diferença: Sentimento Puro, Tirando Onda e Atitude, considerados alguns do melhores grupos de pagode da cidade. Durante o evento será gravado um CD e um DVD. E quem quiser entrar pode comprar o abadá e levar um quilo de alimento não perecível.

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO

Depois de seis anos sem ser realizado vai acontecer em maio/2011 o Festival Universitário da Canção feito pela UNIFAP.

As primeiras reuniões da Rádio Universitária (que coordenará o festival) com representantes do DCE e da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá, dão conta de um grande entusiasmo para reviver grandes festivais que marcaram a vida de muitos jovens, e que revelaram uma plêiade de novos artistas.

É voz corrente que a proposta é a de buscar a valorização dos músicos, intérpretes, compositores e letristas do meio universitário, bem como de toda a sociedade amapaense e da Amazônia, pois as inscrições estarão abertas a todos que nela residam.

FESTIVAL UNIVERSITÁRIO 2

Os festivais de música sempre foram eventos reveladores de talentos emergentes, mas que, sem continuidade, fatalmente deixam a cultura abissal, e sem elo com as novas vertentes musicais que surgem no resto do país.

Creio que um evento dessa natureza e envergadura realiza a relação da UNIFAP com a sociedade de forma salutar e durável, pois é de responsabilidade dela promover o conhecimento e a cultura, inalienáveis que são para o desenvolvimento social. Além disso, já era hora de fazer um “mega agito” no campus, para a alegria da juventude que quer mostrar sua arte e ser reconhecida por isso.

ZUNIDOR

A escritora Simei Natércia convida para a noite de autógrafos do seu livro “Resíduos da Alma”, que será lançado hoje, no Centro Cultural Franco Amapaense, ao lado da Escola Danielle Mitterrand.

juliele  Vai ser na quarta-feira, dia 22, na Casa do Chorinho do Ceará da Cuíca o show da cantora Juliele, que está gravando novo CD com os arranjos do maestro Manoel Cordeiro. Inclusive já está tocando nas rádios a música “Balé de Luz”, o carro-chefe do disco, de nossa autoria (Fernando Canto e Manoel Cordeiro), magnificamente interpretada por ela.

Será amanhã o grande Reveillon do Bar do Abreu, tradicional empreendimento etílico-comercial da Avenida FAB. Frequentadores já estão ouriçados, inclusive o Tavares já mandou colorir os cabelos para não fazer feio no dia. Ronaldinho, da GMM, informa que a Tica Lemos deverá fazer um avant première do que vai apresentar no desfile do carnaval, quando sairá nos Piratas Estilizados homenageando o Bar. Ronaldos, tremei!

Tica Lemos Parabéns da coluna a Tica Lemos, pelo seu aniversário.

Ontem a SECULT e a AMCAP ofereceram um coquetel no SESC Centro para apresentar o projeto “Jornada Cultural”.

Inderê! Volto zunindo na sexta.

Um comentário:

  1. Égua Canto, nem euzinha tenho tanta fotinho assim no meu álbum. brigadão pelo mosaico.

    ResponderExcluir

Obrigado por emitir sua opinião.