Publicada no Jornal “A Gazeta” de 10.12.10
NOVOS CURSOS PARA A UNIFAP
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, que tem como titular o professor Oto Petry, levou à Brasília a proposta de criação de 13 novos cursos para a UNIFAP.
Os cursos a serem ofertados atendem as expectativas da sociedade amapaense que há tempos reivindica um horizonte maior para a formação profissional dos seus jovens. Entre eles estão os de licenciatura em Música, em Dança e em Teatro.
ANTECIPAÇÃO DAS PASTORINHAS
A apresentação do Cordão das Pastorinhas, de Mazagão Velho, foi antecipada para o dia 16 de dezembro, em função do prazo para a diplomação dos candidatos vitoriosos no último pleito político.
O auto das Pastorinhas é uma das inúmeras tradições de cunho religioso que ocorrem em Mazagão Velho, a exemplo das festas de São Tiago (julho),da Piedade (julho), e do Divino Espírito Santo (agosto).
PIZZA LITERÁRIA
Será lançado no próximo dia 155, na pinacoteca da Associação Paulista de Medicina, a coletânea “A Pizza Literária – Décima primeira Fornada”, da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos, Regional de São Paulo, uma edição da Sobramedes-SP e a da Rumo Editorial.
Recebi por e-mail o convite feito pela escritora amapaense Josyanne Rita de Arruda Franco, que juntamente com o poeta Luiz Jorge Ferreira, fazem parte da coletânea.
Josyanne é filha do saudoso jornalista Haroldo Franco, superintendente do extinto “Jornal do Povo”.
MITERRAND ABRE INSCRIÇÕES
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Miterrand. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.dmiterrand.ap.gov.br . O prazo para a inscrição é até 20 de dezembro.
Serão oferecidas 480 vagas para o primeiro nível do curso gratuito em francês. Os aprovados serão divididos em 24 turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Portadores de deficiência participarão do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.
ENCANTARIA
O show “Encantaria”, do Grupo Pilão, realizado na terça-feira no Centro de Cultura Negra foi um sucesso. Centenas de pessoas compareceram ao evento para prestigiar o grupo, que não fazia show próprio há alguns anos, mas se apresentava esporadicamente.
A festa foi para comemorar os seus 35 anos de atividades musicais, que se iniciaram a partir o III Festival Amapaense da Canção, ocorrido no auditório da Radio Difusora de Macapá, em setembro de 1975.
ENCANTARIA 2
Com a produção artística de Sônia Canto Produções, a direção musical e arranjos do maestro Manoel Cordeiro e a cozinha bem estruturada dos músicos Alan Gomes (baixo), Bibi (flauta e saxofone), Fabinho (guitarra), Paulo Queiroga (bateria), Juninho (teclado) e Nena (percussão) o grupo tocou 20 músicas, das quais 11 são inéditas e deverão fazer parte do CD/DVD gravado ao vivo pela produtora Olímpio Guarani. O grande evento teve a participação de Tomé Azevedo (Direção de palco), Tica Lemos (Figurinos), Cláudio Rogério (design) e a impecável apresentação de Heraldo Almeida.
ENCANTARIA 3
Foram realizadas algumas performances no palco com as dançarinas do grupo folclórico Raimundo Ladislau e com o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho. O Pilão recebeu vários convites para apresentações, incluindo uma no exterior (Miami –USA). O grupo composto por Eduardo Canto, Bi Trindade, Orivaldo Azevedo, Juvenal Canto, Leonardo Trindade e Fernando Canto, agora pretende levar o espetáculo para o Teatro das Bacabeiras, Casa do Chorinho do Ceará da Cuíca e para outros locais como Mazagão e Fortaleza (CE). A ideia é divulgar e popularizar a música aqui produzida.
UNIFAP NA GLOBO
Está agendado para fevereiro de 2011 o início das filmagens do programa Globo Universidade, do poderoso sistema globo de comunicação, que vem ao Amapá fazer a cobertura das atividades de pesquisa desenvolvidas pela UNIFAP.
A equipe do programa vai acompanhar pesquisadores sociais que realizam pesquisas no Jari, e também os trabalhos feitos em laboratórios, no campus Marco Zero, como é o caso dos fármacos.
NOVO BOI-BUMBÁ
O ator, poeta e membro do Conselho Estadual de Cultura do Amapá, E o também ator Cláudio Silva estão organizando um boi-bumbá para ser encenado nos próximos meses, a partir do aniversário da cidade. Vai ser feito da carcaça do antigo boi “Surubim”, comandado há alguns anos no Laguinho pelo professor Idê Lino da Silva, pai de Cláudio.
A peça popular está sendo reescrita por Osvaldo e deverá absorver novos personagens, como a figura do “Mortetaxista”. Será composta por artistas do entorno da escola Azevedo Costa e do Poço do Mato, que pretendem reacender a tradição perdida no tempo.
ZUNIDOR
É hoje a confraternização do Sindicato dos Jornalistas do Amapá – Sindjor. O presidente Volnei Oliveira diz que “Essa pauta é uma festa”.
O Grupo Pilão agradece imensamente à imprensa (programas de rádio, TV e jornais) pelo apoio na divulgação do show e da nossa música; a todos os patrocinadores e em especial à SECULT, na pessoa do secretário João Milhomem.
Vai até dia 19.12 o VII Festival Imagem-movimento, com exibição de filmes, palestras e oficinas. Informações no site www.imagemovimento.org .
Será no dia 17.12, no auditório da reitoria da UNIFAP, o lançamento do livro “Amazônia, a utilização dos seus recursos naturais e a sustentabilidade”com textos de vários autores de IFES regionais. Entre eles está o professor Sílvio Wigwan Mendes Pereira, da UNIFAP.
Será no dia 16 a palestra “Utilização dos Recursos Hídricos de bacias Hidrográficas Amazônicas, também no auditório da reitoria, com a profª Drª Odete Cardoso dos Santos, do curso de Geografia da UNIFAP.
Zaide Soledade, que é atriz de filmes publicitários, se revelou uma dançarina e tanto no show “Encantaria”.
Inderê! Volto zunindo na sexta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por emitir sua opinião.