quarta-feira, 24 de julho de 2013

Zunidor

Nada vem de graça/ Nem o pão nem a cachaça” (Zeca Baleiro)

 

PROPAGANDA ENGANOSA - Ainda fico pasmo com essas propagandas que passam na TV amapaense. O shopping center que vai inaugurar no dia 30 mostra que os futuros frequentadores serão só brancos, ricos e felizes. Pô, num Estado em que o percentual de negros e pardos chega a mais da metade da população... E aí, UNA, IMENA, Centro de Cultura Negra, Associações Quilombolas, Movimento Hip Hop, etc...???
OUT-DOOR – Enquanto isso os monstrengos de propaganda vivem a enfear a cidade nas estradas, nas vias principais e secundárias e em prédios públicos e particulares. Nos estados mais ricos e mais avançados nas suas gestões públicas esse tipo de poluição visual já foi banido há muito tempo. Tudo em nome da beleza das cidades. Mas por aqui em Macapá...
 
MAUS MACAPAENSES – Munícipes, se é que podemos chamá-los assim, continuam depositando porcarias nas lixeiras viciadas do Buritizal, próximo ao tal terreno do Zelito, onde deverão construir casas populares. O lado norte do estádio Milton Corrêa também é depósito de ossadas e carcaças de animais, vindos de açougues e matadouros clandestinos. Antes depositavam no lado oeste, que agora está interditado para carros. Olha aí, PMM, a fiscalização com aplicações de sanções bem pesadas para esses maus macapaenses.
 
PNEUS VELHOS – Começou de novo nas praças e logradouros a proliferação de uma “arte” de reciclagem de pneus velhos. Em nome da sustentabilidade e do meio ambiente fazem umas coisas de tão mau gosto que elas passam a ser “soluções ambientais” e “verdades estéticas” de grande criatividade.
 
ESPIGÕES – Da minha janela vejo crescerem os edifícios da nova Macapá. Há apenas quatro anos os prédios eram todos baixinhos e lineares. Um dia só vou ver o rio Amazonas se habitar ou passar pela orla.

DE VOLTA PRO SEU ACOCHEGO – Dominguinhos se foi. Quem será seu herdeiro musical agora? Instrumentista de primeira, assim como Sivuca, Hermeto Pascoal e o próprio Luiz Gongaza, o sanfoneiro pernambucano cumpriu sua missão musical com grande competência neste Brasil de diversidades rítmicas. Requiestat in pace.

ARTES VISUAIS – Estreia no dia 22 de agosto o programa de artes visuais a ser apresentado pelo professor da UNIFAP Rostan Martins e pelo jornalista Osvaldo Simões Filho na Rádio Universitária FM, 96,9. Rostan, que é mestre e doutor em Semiótica pela PUC-SP, objetiva fazer a diferença, iniciando logo pelo dia do Folclore.
JORNALISTAS – Transcorreu sem estresse a eleição para a escolha dos representantes do Amapá no Sindicato Nacional dos Jornalistas – SINDJOR. Dos 46 jornalistas aptos a votar, somente 22 compareceram às urnas. O resultado foi: 12 votos para Wolney Oliveira e 10 para Alcinéa Cavalcante. A ausência dos jornalistas prova a falta de compromisso da categoria para com ela mesma.

DESFILES ESCOLARES – Já começaram os preparativos das bandas marciais e musicais das escolas públicas da capital para os desfiles escolares de setembro. A tradição das bandas escolares remonta desde o tempo da Banda do Mestre Oscar que acompanhava os estudantes (na época, só masculinos) do Ginásio de Macapá, hoje chamado de Escola Estadual Antônio Pontes. Nesse tempo a frase rítmica dos tambores tinha até letra. Lembra, Tadeu Pelaes?

INDERÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.