sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DOIS POEMAS DE VICENTE CRUZ



CISÃO AO RISO                                                                        
Perdoa, amor, minha cisão ao riso,
Há uma guerra, um motim, um holocausto à vista,
Um barulho (pasmem!) silente e inciso
Recomendando um coração autista.

Andarei, assim, em trote firme,
Como corcel a empinar a crista,
É batalha insana há quem afirme
E o amor, guerreira, um pouco dista.

Estou em guerra, em batalha dura,
Coração de pedra e face austera
De lirismo ausente, em ruptura,
Alma em frangalhos.

(11.12.11)

AO MANO ISNARD
Vem, cafajeste, dizer que partiste,
E que irás com uma calça de linho
E uma gravata italiana doada pelo
Preto Jamil, a quem direcionaste um insulto afro.

Vende-me um livro imaginário
Por um preço vil, pois lerei tua poesia
Numa madrugada vagabunda.

Tua morte, como a de Manoel Maria,
Veio por uma espiral telefônica,
Deixando-me morto numa quinta vulgar.

Como pediste, tomei uma cerveja
E lembrei teus poemas.

Chorei atônito, e como é de praxe
Para os comuns
Lembrei tuas virtudes.

Como já não podias fumar,
Baforei em lembranças
Teu português parnasiano.

Pensei em vender teus livros,
E convidar o Fernando Canto,
Para lançá-los em sua perene itinerança
Ele – sempre debochado –
Disse-me que de um parecer
Fizeste um poema.

Retruquei em gozação,
Lembrando tua origem manauara,
Que um parecer só poderia ter vindo,
De um “pareceiro” pernóstico (mais risos)
Quando partiste, deixaste o “Boto Ximango”
Desolado,
O Osvaldo sofreu, como sofrem os poetas,
Preocupados com a fata de crítica.

Ó mano Isnard,
Os teus passos cadenciados e lindeiros,
Ainda ressoam em minha mente.
Quando - Delegado – vigiavas (perdoe-me Cordeiro Gomes),
A minha falta de estática como teu servil escrivão.

Mano Isnard,
Reservarei para ti uma madrugada,
Colherei flores,
Respingarei uma birita nos transeuntes
E emprestarei do Osvaldo
O chapéu de boto,
Tua metáfora inescondível.

Até um dia, Mano Velho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.