sábado, 18 de agosto de 2012

ESPETÁCULO ANATOMIA FROZEN ENTRA EM CARTAZ NOS DIAS 28 E 29 DE AGOSTO NO TEATRO DAS BACABEIRAS


Sucesso de crítica e de público, os amapaenses terão a oportunidade de conhecer o espetáculo “Anatomia Frozen”, obra de Bryony Lavery, adaptada para o teatro pela premiada Companhia Razões Inversas, de São Paulo. A montagem está em turnê pelas capitais do Norte e Centro Oeste do Brasil e se apresentará no Teatro das Bacabeiras nos dias 28 e 29 de agosto, às 19h30. A produção local é do Coletivo Amazourbanidade. A bilheteria será 50% destinada a alunos de escolas públicas, gratuitamente, os outros 50% tem o valor de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

Anatomia Frozen é um drama perturbador sobre a violência contra a criança. Os artistas Andreazza e Marcello se revezam em personagens entrelaçados, no encontro de um pedófilo com sua psiquiatra e a mãe de uma vítima, recheado de tensão.

Em 2010, por meio do Prêmio Myriam Muniz, o espetáculo percorreu todas as capitais do nordeste, reforçando o debate e promovendo o diálogo artístico acerca do tema da pedofilia e violência contra a criança. O sucesso dessa experiência levou a ampliar o projeto, por meio do Prêmio Procultura, às capitais das Regiões Norte e Centro Oeste, incluindo o Distrito Federal.

No período de 11 de agosto a 24 de setembro de 2012, além das apresentações do espetáculo em cada capital, serão realizados debates com a presença de profissionais da área social e médica, promovendo também o intercâmbio artístico com grupos de teatro locais, propondo o debate sobre o cientificismo na arte e seus desdobramentos sociais.

Anatomia frozen

Em 2009, a atriz e produtora Rachel Ripani apresentou à Companhia Razões Inversas o texto Frozen, de Bryony Lavery, com sua tradução. O interesse pela forte temática do texto levou a Companhia a reunir a mesma equipe do premiado Agreste, o diretor Márcio Aurélio e os atores Joca Andreazza e Paulo Marcello, para a criação do espetáculo Anatomia Frozen, em coprodução com a Raquel Ripani Produções.

O espetáculo estreou em 11/06/2009 dentro do projeto Vitrine Cultural e cumpriu temporada regular em São Paulo, obtendo o reconhecimento da crítica especializada e o sucesso de público. Recebeu o Prêmio Funarte – Myriam Muniz de Teatro, circulando por todas as capitais do Nordeste e os Prêmios APCA de melhor diretor e CPT de melhor elenco, além da indicação para o prêmio Shell de melhor diretor.

Sinopse

Anatomia Frozen apresenta três narrativas que se entrelaçam: uma psiquiatra americana que escreve uma tese sobre assassinatos em série, um pedófilo e assassino em série condenado à prisão perpétua na Inglaterra e a mãe de uma de suas vítimas, a garotinha Nina que desapareceu aos dez anos de idade. Esses três personagens que se encontram congelados em seus estados emocionais são dissecados pela encenação em um ambiente asséptico, cirúrgico, no qual podemos observar a anatomia da violência e da psicopatia social.

Razões Inversas

Criada em 1990 pelo premiado diretor Márcio Aurélio e pela primeira turma de formandos do curso de artes cênicas da Unicamp, a Companhia Razões Inversas obteve o reconhecimento da qualidade de seus trabalho pela crítica, prêmios e do público que acompanha suas criações como as premiadas Agreste, Senhorita Else, A Bilha Quebrada, A Arte da Comédia, entre tantos espetáculos apresentados no Brasil e no exterior.

Em 2012, a companhia Razões Inversas completa vinte e dois anos de existência mantendo como principal característica uma metodologia de trabalho voltada para o constante processo de formação técnica e intelectual dos interpretes e demais artistas, criando um ambiente de pesquisa e posicionamento ativo do ator, investigador das possibilidades de eficiência e qualidade de expressão cênica. (Fonte: Rita Torrinha/Secult)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.