COMISSÃO
DO SENADO APROVA INCLUSÃO DA DISCIPLINA CIDADANIA
MORAL
E ÉTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Brasília -- O
currículo do ensino fundamental terá a disciplina cidadania
moral e ética. A decisão, em caráter terminativo, foi
aprovada hoje (11/09/2012) pela Comissão de
Educação, Cultura e Esporte do Senado. A medida
também inclui no
currículo do ensino médio a disciplina ética social e
política.
O Projeto de Lei do Senado
2/2012, de autoria do Senador Sérgio Souza
(PMDB-PR), modifica a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional (LDB), incluindo a disciplina como obrigatória para
o ensino fundamental.
Entre as justificativas de
Sérgio Souza para o projeto, está "a necessidade de
aprimoramento da LDB, com a criação de disciplinas que deem
aos estudantes melhor formação ética, social e política, o
que os capacitará para o correto entendimento dos
principais problemas sociais do nosso
país e do mundo".
A diretora executiva
do Todos pela Educação, Priscila Cruz, criticou a medida e o
excesso de disciplinas já constantes do currículo da
educação básica. "Que horas que os alunos vão conseguir aprender
aquilo que é essencial? Não que [o projeto de lei do Senado]
não seja importante, realmente vivemos uma crise de
valores na sociedade. O que acontece é que tudo
recai na escola. Não tenho dúvidas que o aluno deve
refletir sobre questões de ética, mas não se aprende na teoria.
É no dia a dia", defende.
Priscila Cruz
considerou "desnecessária" mais uma disciplina e destacou
que o conteúdo deve ser trabalhado de forma transversal
em todas as disciplinas. "Não se pode separar ética, ela tem
que estar presente em todos os conteúdos. Como tema
transversal é perfeito. Cidadania é ética, e isso a gente
vivencia", completou.
A comissão também
aprovou hoje, em decisão terminativa, o projeto de lei que
modifica a Política Nacional do Livro.
Com a mudança, os
livros eletrônicos serão equiparados aos tradicionais na
legislação brasileira, inclusive na isenção de impostos.
Em outra decisão, foi
aprovado o parecer favorável do Senador Cristóvam
Buarque (PDT-DF) ao projeto de lei que considera crime
hediondo o desvio de verbas destinadas a programas de educação
e saúde (PLS 676/2011). A matéria agora vai para a Comissão
de Constituição, Justiça e Cidadania
(CCJ), onde receberá decisão terminativa.
Três projetos que
tramitavam em decisão terminativa
foram rejeitados pela
comissão: o PLS 585/2007, destinado
a fortalecer a
fiscalização do Poder Executivo sobre instituições
de educação superior;
o Projeto de Lei da Câmara (PLC)
51/2010, que criaria o
Prêmio Paulo Freire de Criatividade;
e o PLC 100/2011, que
alteraria a denominação da
Universidade Federal
do Oeste do Pará.
Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência
Brasil
Edição: Lana Cristina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por emitir sua opinião.