Por Rafaela Pozzebon
O primeiro CD (sigla de Compact Disc, em inglês), começou a ser comercializado a 30 anos atrás, tendo o seu lançamento no dia 1º de outubro de 1982. O hoje popular CD surgiu após a parceria entre a Philips e a Sony ao qual, no mesmo dia, também lançou o CD player, o Sony CPD-101.
A confecção do CD começou bem antes de seu lançamento, em 1974. Na época, a Philips estava interessada em desenvolver um disco ótico de áudio com som muito melhor que o então vinil. Após três anos, a companhia disponibilizou um laboratório exclusivo para a confecção dos CDs. O nome, até hoje conhecido, deve-se ao fato de uma linha da Philips, a “compact cassette”.
A Sony, por sua vez, estava trabalhando também na tecnologia, focando para a codificação e também leitura. Assim, no ano de 1979, quando as duas companhias resolverem unir forças para desenvolver o projeto, ele se tornou real.
A versão final do CD acabou ficando com 12 centímetros conhecidos até hoje. Em decorrência do grande sucesso do CD, após dois anos de lançamento, a Sony lançou o lendário “Discman”. No ano de 1986 foi registrada uma venda de 45 milhões de unidades; em 1992, o número passou a 300 milhões.
Da mesma forma que o CD inovou o meio tecnológico, hoje em dia os usuários estão dando preferência a outros tipos de mídias, em geral àquelas que contam com maior capacidade de armazenamento. (Fonte: Oficina da Net).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por emitir sua opinião.