Realmente. Eu fico é cada vez mais surpreso com a capacidade que a Sônia tem de devorar livros, principalmente com a rapidez com que os lê e de sintetizar passagens para os que não leram sobre determinada obra que está na crista da onda, como se dizia há algum tempo. Quando ela se empolga... Mas sobre o tal livro só li as críticas e as opiniões das mulheres nas revistas e sites nacionais. E vejo com alegria cada manifestação sobre a obra, pois me parece como a descoberta de uma nova forma de encarar um relacionamento, amoroso ou sexual. Mas não li ainda esse fenômeno de venda: mais de 10 milhões no mundo inteiro.
ooooOOOoooo
Dia 24 de outubro a Biblioteca Pública Elcy Lacerda estreia programa de contação de história, com o escritor Rogério Andrade Barbosa, autor de diversos livros sobre a cultura afro-brasileira e que escreveu o livro Rio Acima, Mar Abaixo, a respeito da cultura amapaense, pela Editora Melhoramentos.
ooooOOOoooo
Vem aí a FLAP.
ooooOOOoooo
Vai um grande É BIG! da coluna ao querido amigo Ronaldo Pinto, pela sua entrada nos “entas”, no sábado passado. Presentes muitos amigos em busca de uma saborosa maniçoba: Osvaldo Simões, Reginaldo, Alan Sales, Cleverson Baía, Cristina Sá... A festa durou três dias, mas no domingo foi melhor, pois a maniçoba estava mais apurada. A guarda municipal estava em peso para parabenizar o inspetor Pinto.
ooooOOOoooo
Encontrei o professor e escritor Nilson Moulin vindo do Bailique num domingo desses em que o sol começa a abrasar pelas sete horas da manhã, neste setembro-outubro demasiadamente quente, mas arrefecido pelo vento das marés cheias. Velho conhecido dos escritores locais, o professor Nilson é uma referência nacional e internacional como escritor. Ministrou palestra na Biblioteca e vai voltar para a FLAP no início de novembro.
ooooOOOoooo
Foto: Juveal Canto
Nada melhor que acordar bem cedo e ir ver o rio-mar na frente da cidade. E a velha fortaleza parecendo avermelhar com a abundância da luz que incide na linha equatorial. Só aqui mesmo, sumano.
ooooOOOoooo
Carros alegóricos das escolas de samba saíram dos barracões para área próxima ao sambódromo. A Cidade do Samba e o Sambódromo serão o palco da Feira Amazontech, que será coordenada pelo Sebrae em novembro.
ooooOOOoooo
Grupo Pilão - 1979
Grupo Pilão completou 37 anos de atividades no dia 26 de setembro, com muita badalação no Rádio. O grupo agradece aos fãs e amigos radialistas que reconhecem a importância do Grupo para a música amapaense e amazônica, especialmente ao Heraldo Almeida e J. Ney.
ooooOOOoooo
O compositor de sambas de enredo dos Piratas da Batucada, Juriel, que junto com Jeconias Araújo, fez belos sambas para a escola na década de 60, encontra-se doente, mas firme no tratamento médico e na dieta. A escola não tem tradição de valorizar seus compositores.
ooooOOOoooo
Vai outro É BIG! para o arquiteto e artista plástico Adaury Salles Farias que aniversariou na sexta-feira passada. Bati um papão com a amiga Deury, que há tempos não via por estas bandas.
ooooOOOoooo
Foto disponível em: www.alcinea.com
Showzão mesmo foi o da Ana Martel no Largo dos Inocentes, promovido pela Confraria Tucuju, que também homenageou Carlos Cordeiro Gomes, grande poeta vigiense-amapaense, com um belo sarau.
ooooOOOoooo
Sérgio Conh, Camila do Vale, eu e Rosa Acevedo
Rosa Acevedo, Doroteia Lima e eu.
Foi bacana a Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada pela SECULT-PA, em Belém. Fui lá a convite da UNAMAZ para participar da mesa redonda “Concepções da natureza: o patrimônio imaterial”, junto com a professora Camila do Vale, pesquisadora da UFRJ e do editor Sérgio Conh, também do Rio. Estavam presentes a professora Decleoma, da PMM e o produtor cultural Iran Lima, da Secult-AP. A amiga, agora diretora do Iphan do Pará, arquiteta Dorotéa de Lima, também foi lá.
Foi um prazer encontrar velhos amigos escritores, artistas e jornalistas como Jorge Herberth e Paulo Emmanuel. Encontrei com o poeta Benilton Cruz, agora doutorando de Literatura na Universidade de Campinas, que também foi palestrar no evento.
INDERÊ! Volto zunindo depois de depois.
Muito linda essa foto da fortaleza, do Juvenal Canto.
ResponderExcluirEis que brotas imponente,
ResponderExcluirmajestoso.
Águas mornas
aos poucos são aquecidas
do rio-mar.
Pelo olhar da câmara fotográfica
a sensibilidade
do fotógrafo noctívago
de registrar o flerte silencioso
do astro rei com o rio-mar.