Uma refeição num restaurante médio pode custar entre 5 e 10 euros. Mas numa cantina universitária custa menos de 3 euros. O aluguel de um quarto pode custar entre os 150 e os 300 € mensais, encontrando-se também apartamentos por preço muito mais baixos que os do Brasil.
Os estudantes brasileiros precisam de um visto de estudo apenas para os cursos de duração superior a 3 meses. Esse visto está hoje muito facilitado.
A rede universitária portuguesa é muito rica e tem um enorme número de valências, em escolas espalhadas por todo o país. De outro lado, tendo-se perdido, embora, o hábito do alojamento de estudantes em casas de família, constata-se que voltou a estar na moda alojar estudantes, equilibrando-se os orçamentos familiares com a renda assim obtida.
Mesmo para a aprendizagem de línguas estrangeiras, Portugal tem sido o país escolhido por muitos brasileiros, considerando a qualidade dos institutos portugueses de línguas e a utilidade da língua portuguesa como língua de interface com o inglês, o francês o espanhol, o alemão ou mesmo o mandarim e o russo. Por outro lado, estando embora na ponta ocidental da Europa, para além de ter as melhores comunicações com o Brasil, com voos diários para mais de 10 destinos, Portugal é uma plataforma de voos para toda a Europa a custos muito baixos.
Portugal é dos países europeus com maior potencial nas áreas de educação e do ensino, especialmente para os estudantes e os formandos dos países de língua portuguesa.
As universidades e os institutos portugueses oferecem milhares de cursos em todas as áreas.
Escolas especiais ensinam línguas estrangeiras, com interface da língua portuguesa, preparando os alunos para o ingresso posterior em escolas de outros países.
Para assistir, no plano jurídico, os estudantes que procuram Portugal como destino, a MRA dispõe de uma área de procuradoria académica, que presta os seguintes serviços:
- representação na matricula de estudantes estrangeiros em escolas portuguesas;
- representação de estudantes, formandos ou licenciados estrangeiros emprocessos de equivalência de diplomas;
- representação de estrangeiros no processamento de pedidos de vistos de estudo e autorizações de residência para efeitos escolares.
Paralelamente, a MRA dispõe de um serviço de consultoria técnica, na área pedagógica, que poderá ajudar os interessados a escolher os cursos que melhor satisfaçam os seus interesses (Fonte: Lawrei).
Eu qeria muito ir a Portugal, é um sonho antigo.
ResponderExcluirPor ser um país de Língua Portuguesa acho que me adaptaria bem, embora eu saiba da necessidade de se falar bem o inglês nesse país; Mas com a crise qual a possibilidade de estudar em Portugal?
eu gostaria tanto de estudar em portugal,mais aqui no brasil traquei
ResponderExcluira facudade 3 periodo em psicologia.mas nao desisto nunca um dia vou consegui chegar ate ai.