O governador Camilo Capiberibe, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá-Liesa, Orles Braga e a Corte do Carnaval iniciaram na noite do dia 30 as visitas nos ensaios das agremiações. A comunidade da única escola de samba do município de Santana, Império do Povo, recebeu a comitiva com muito samba, apresentações de destaques e agradecimentos pelo apoio dado ao carnaval neste ano. Até sexta-feira, 03 de fevereiro, eles serão recebidos em todas as quadras de ensaio das dez agremiações amapaenses que disputam o carnaval.
A Império do Povo é fruto de duas escolas que animavam o carnaval de Santana, a Unidos do Amapá, da década de 70, e a Império Santanense, dos anos 80. Em 1993 a Associação Recreativa Império do Povo foi oficializada e filiada à Liesa. Em 2004, campeã do Grupo de Acesso, deu à escola o mesmo status de Maracatu, Piratas da Batucada e Boêmios. Hoje a escola está inserida na comunidade e investe em projetos sociais voltados para crianças, jovens e idosos.
Camilo Capiberibe disse que acreditar no povo do Amapá é o principal estímulo para o carnaval que está em organização. “Os amapaenses estão mostrando que a valorização da cultura e da tradição pode sim se transformar em melhoria da qualidade de vida. O exemplo já pode ser visualizado com as centenas de famílias beneficiadas com a abertura de novas frentes de trabalho em várias áreas”, falou o governador. Além dos empregos disponibilizados pelas escolas, o turismo ganha impulso, uma estimativa aponta que cada turista deixa no estado cerca entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000.00, em hospedagem, transporte, compras e alimentação.
A comitiva do GEA, Liesa e Corte do Carnaval, formada pelo Rei Momo, o Raimundo Sucuruju, Cidadão do Samba, Aureliano Neck, e a Musa do Carnaval, Nauva Alencar, continuam as visitas. Eles estarão na Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Unidos do Buritizal e Maracatu da Favela. Na quarta-feira, na Solidariedade e Império da Zona Norte; na quinta-feira na Emissários da Cegonha e Boêmios do Laguinho; as últimas escolas a serem visitadas são Piratas Estilizados e Piratas da Batucada (Fonte: Mariléia Maciel)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por emitir sua opinião.