quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BANDA LARGA: GEA E OI ASSINAM CONVÊNIO PARA IMPLANTAÇÃO DE FIBRA ÓTICA

*
Um convênio entre o Governo do Estado e a empresa de telefonia Oi foi assinado no dia  25 passado, quando foi também lançando o Programa Estadual de Banda Larga que vai permitir a construção do linhão de fibra ótica do município de Calçoene até Oiapoque. O empreendimento é binacional e a empresa Guaiacom trabalha com o mesmo objetivo na Guiana Francesa colocando a fibra de Caiena até Saint George, a interconexão será feita na Ponte Binacional.   
O presidente do Prodap, Alípio Júnior, explicou que o trecho entre Macapá e Calçoene já existe a infraestrutura de responsabilidade da Eletronorte. O  segmento que faltava no Amapá e na Guiana para que a estrutura de fibra ótica e a Banda Larga esteja completa será construída a partir desse convênio. Além de Macapá e Santana, Oiapoque, Calçoene, Tartarugalzinho, Amapá, Porto Grande, e Ferreira Gomes terão a cobertura de internet avançada. Nesses municípios moram cerca de 85% da população do Estado.
O investimento que está sendo feito é de aproximadamente R$ 30 milhões divididos entre a Oi e o Governo do Estado. Atualmente o serviço de internet prestado no Amapá é via rádio e satélite, a conexão mais veloz atende a um número restrito de pessoas pelo custo considerado alto. Com a fibra ótica além do serviço de qualidade, o preço vai reduzir cerca de 70%. Outra vantagem é a movimentação da economia e aumento da arrecadação do Estado.
O Programa Estadual de Banda começou a ser pensado de maneira a se tornar viável em 2011.  Durante o ano inteiro aconteceram diversos encontros entre representantes do GEA e de empresas interessadas em trazer a Banda Larga para o Amapá. Em dezembro o Programa Amapá Conectado foi decretado para incentivar empresas que queiram se instalar e construir redes de fibra ótica garantindo isenção de R$ 12,5 milhões por ano para isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS).
Com o Programa Estadual de Banda Larga o Amapá começa atende ainda a demanda de empresas européias que tentavam entrar no Brasil através do Estado. A Oi vai interligar colocar 400 km de fibra ótica. O prazo para construção do linhão é de 180 dias (Fonte: Mariléia Maciel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por emitir sua opinião.