A Prefeitura de Municipal Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), realiza na próxima quarta-feira, dia 21, na Câmara de Vereadores de Macapá, apartir das 8:30h, audiência pública em homenagem ao Dia Internacional da Discriminação Racial que também irá discutir o combate a discriminação na religião de matriz africana.
Durante a audiência serão concedidos Títulos de Cidadãos Macapaenses, expedidos pela Câmara de Vereadores a pedido da Improir, há vários Pais e Mães de Santo. Segundo a diretora-presidente do Improir Danniela Monteiro, a programação e as discussões serão todas voltadas para a discriminação racial. “Montamos essa programação visando chamar a comunidade para o debate e evidenciar que ainda existe muito preconceito em relação às religiões africanas e por isso esse é o foco principal”, disse.
Além da audiência que ocorre pela manhã, à tarde apartir das 15h, na Praça Barão do Rio Branco, será realizada uma campanha que terá panfletagem e adesivagem de Combate ao Racismo e terá como, tema: Diga não ao racismo.
História - A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.
O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos.
Fonte: PMM / CMCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por emitir sua opinião.