LANÇAMENTO
Data: 7 de dezembro – 2012
Hora: 19h30min
Local: Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda
Rua São José, 1800 – Centro
O livro Os Silêncios da Eternidade é o sétimo livro de poemas do autor. Composto de 70 poemas escritos entre os anos de 1996 e 2012. São poemas que falam de sua infância, as lembranças da adolescência e os dilemas e reflexões que são inerentes ao ser humano.
Na obra também consta um resumo biográfico, relação das obras publicadas e participações em antologias e uma completa entrevista que aborda todos os aspectos da vida literária do autor e sua militância nos movimentos culturais do Amapá e que serve de guia para estudantes e professores que desejam conhecer um pouco mais sobre a produção literária no Amapá e seus principais representantes. Também estão publicados os principais textos críticos que autores como Fernando Canto, Washington Cantanhêde e Carlos Cunha escreveram sobre Paulo Tarso Barros e sua trajetória literária.
PAULO TARSO Silva BARROS (natural de Vitória do Mearim – MA, nasceu no dia 29 de agosto de 1961 e desde 1980 é radicado no Amapá). É filho de Miriam Bogéa e Silva e Euzemar dos Santos Barros. Professor licenciado em Letras pela UNIFAP, Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura brasileira pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ. Funcionário público do grupo magistério da Secretaria de Estado da Educação do Amapá, casado, duas filhas, já publicou diversos livros, dentre contos, poemas e literatura de cordel, centenas de crônicas e artigos na imprensa do Amapá, Pará, Maranhão, São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. Fez a editoração de mais de quarenta obras. É membro da Academia Arariense-vitoriense de Letras (AVL, onde ocupa a Cadeira de nº 31, cujo patrono é o escritor maranhense Ribamar Galiza), da União Brasileira de Escritores (UBE – São Paulo), da Associação Amapaense de Escritores – APES, da Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular e foi membro do Júri Nacional do Prêmio Multicultural O Estadão, de São Paulo. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho Diretor da Fundação de Cultura do Amapá e chefe da Divisão de Editoração da referida instituição. Desempenha suas funções na Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda, entidade da qual é ex-diretor.
LIVROS PUBLICADOS:
· No dentro de Mim (Poemas, 1985)
· Poemas de Aço (Poemas, 1985)
· Existencial do Pássaro Migratório (Poemas, 1997)
· O Devaneio é o Cetro do Poeta (Poemas, 1997)
· Inventário das Buscas (Poemas, 1997)
· Canção numa Hora de Encontros e Desencontros (Poemas, 1997)
· O Benzedor de Espingarda (Contos, 1998)
· As Peripécias do Moleque Borgue (Cordel, 1998)
· Apontamentos de Literatura Amapaense (Internet)
· Datas Históricas e Comemorativas do Brasil e do Mundo (Internet)
· Sogra na Vida da Gente (Cordel, 2004)
PARTICIPAÇÃO EM ANTOLOGIAS:
· 13 Contistas da Amazônia. Editora da UFPA, 1993
· 7 Contistas da Amazônia. Editora da UFPA, 1993
· 11 Contistas e 13 Contos. Editora da UFPA, 1997
· Macapá, Retratos Poéticos. Edições Tucuju/PMM, 2002
· 245 Quadrinhas de Amor a Macapá. CAEF, Macapá, 2003
· Pescando Peixes Graúdos em Águas Brasileiras, de Geraldo Pereira (poemas, Goiás, 2004)
· Antologia Poetas do Meio do Mundo. Macapá: GEA, 2009.
· Antologia Contistas do Meio do Mundo. Macapá: GEA, 2010.
· Antologia Cronistas do Meio do Mundo. Macapá: GEA, 2011.
Contatos com o autor:
Tel: (96) 9129 9867 e 9965 6570
Email: paulo.tarso@uol.com.br
· Blog: http://paulo.tarso.blog.uol.com.br
· paulotarsobarros@hotmail.com (Messenger)
· twitter.com/paulotbarros
· Orkut e Facebook: Paulo Tarso Barros